O delegado Sávio Azambuja Espindola, diretor da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC), foi o principal palestrante de capacitação promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad-BG). O evento ocorreu na tarde desta terça, 17, no auditório da Faculdade Cenecista. No total, serão 10 encontros, realizados sempre nas terças, cujo público alvo são professores, conselheiros tutelares, funcionários de escolas e todos que trabalhem com crianças e adolescentes. O delegado Espíndola foi o quinto convidado a participar da capacitação. “É preciso atuar de forma preventiva e em conjunto, para que haja cada vez menos repressão”, resume o diretor da DIPE.
Desde o início do ano, o Comad vem mapeando o alcance dos entorpecentes entre os jovens de Bento Gonçalves. O conselho quer diagnosticar o problema de forma precisa, para definir que ações e projetos serão mais eficazes contra o uso das drogas. Ao mesmo tempo, a capacitação junto aos chamados “difusores” deve atualizar os profissionais sobre novos tipos de entorpecentes e os reflexos físicos e psicológicos nos jovens.
Sávio Espindola também explicou como o projeto “Anjos da Lei” funciona junto às comunidades escolares do Rio Grande do Sul. “Uma série de ações são colocadas em prática, visando a conscientização da população sobre os malefícios causados pelas drogas e de como o usuário alimenta a cadeia que fortalece a figura do traficante e os crime que circundam o consumo.”
Vinhos e espumantes brasileiros conquistam 123 medalhas no Vinus 2025, em Mendoza
Governo apresenta nova experiência digital para o agro gaúcho na Expointer 2025
Ponte de Cultura e de Memória Vale dos Vinhedos promove duas oficinas de preservação de patrimônio material em Bento