Crianças de Jardim B ao quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Félix Faccenda participaram da construção de um formigueiro, durante a manhã desta quarta-feira, 01 de junho.
A atividade é uma ação do Projeto “Olhar Atento: ciências para vida – Biodiversidade: conhecendo animais e vegetais”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação.
O formigueiro foi confeccionado com o objetivo de mostrar às crianças o modo de vida das formigas, que possuem uma forma especial de organização, pois vivem em grupos, com estratégias complexas de sobrevivência.
Durante a ação, foi salientada a importância destes insetos para o meio ambiente, uma vez que auxiliam na areação e na disseminação de nutrientes no solo. Por outro lado, abordou-se que algumas espécies de formigas podem causar prejuízos para a agricultura como, por exemplo, estragos nas plantações.
De acordo com a diretora da EMEF Félix, Elisete Ferrari, toda a escola aderiu ao tema do projeto e abordou o assunto de diferentes formas, a fim de integrar as áreas do conhecimento trabalhadas nos anos iniciais.
“Eles começaram assistindo filmes como ‘Vida de Inseto’ e ‘Minúsculos’. Depois, trabalharam a obra literária ‘Formigas’, da autora Elaine Pasquali Cavion, e em seguida, realizaram diversas atividades relacionadas ao assunto”, afirma.
O Projeto “Olhar Atento: ciências para vida – Biodiversidade” tem como objetivo proporcionar vivências aos alunos da rede municipal, para que possam identificar as principais características dos seres vivos. Além disso, busca contribuir para ampliar os conhecimentos acerca da diversidade animal e vegetal, na perspectiva evolutiva, e conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente.
“O mais importante disso tudo é que eles se tornam mais observadores e curiosos. Dá pra ver o brilho nos olhos deles quando as coisas acontecem, como hoje, com a construção do formigueiro”, ressalta a diretora.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos Divulgação/ SMED
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor