O sucesso nos negócios para os expositores da 27ª edição da ExpoBento começou a ganhar formas concretas na noite de 25 de maio, quando eles assistiram à palestra “O Vendedor de Emoções”, realizada no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Proferida pelo vice-diretor de Marketing da feira, Anderson Pereto, a conversa apresentou aos empresários dicas para extrair ao máximo a potencialidade de vendas na feira, que vai de 8 a 18 de junho, no Parque de Eventos.
O trainer de vendedores abordou assuntos como as razões que levam o consumidor a comprar e quais soluções os clientes esperam que sejam apresentadas para suas necessidades. Um dos pontos destacados foi a importância dos expositores observem detalhes importantes como o cuidado com a imagem da loja e a apresentação dos produtos, pois são fatores que chamam a atenção do consumidor.
“Numa feira onde os estandes são muitos – e um bastante próximo do outro –, o lojista precisa usar da criatividade para se destacar. Uma loja com apelo visual atraente, produtos bem expostos e com circulação organizada sai na frente”, disse Pereto.
De caráter técnico, a conversa também tratou das fases do processo de vendas, observando os aspectos emocionais entre cliente e vendedor, muitas vezes determinantes na concretização da venda. Para o especialista, “ler” o tipo de cliente é fundamental para que a venda ganhe mais chances de ser concretizada. “É importante entender que não existe padronização. Cada cliente é um cliente, com histórias diferentes uns dos outros”, ensinou Pereto, também empresário varejista, com formação em Publicidade e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing.
Conhecer o mercado e seus atores – público, produtos, necessidades, etc. – também é fundamental para obter sucesso na feira ou em qualquer ambiente que exista um relacionamento entre empresa e cliente. Essa é uma grande ferramenta para, diante do cada vez mais exigente consumidor, sobressair-se no competitivo mundo dos negócios. “Tudo que envolve os aspectos do ambiente do varejo deve ser percebido: exposição dos produtos, mobiliário, iluminação, decoração. Não esqueça que é importante também mostrar o valor de seu produto: o cliente precisa saber que terá retorno de seu investimento”, enumerou.
Pereto também compartilhou com expositores orientações para extrair ao máximo as chances que uma feira como a ExpoBento oportuniza. A principal delas foi lembrar que, ao ter o estande visitado, o expositor precisa ser cordial e deixar o cliente à vontade, assim ele permanece por mais tempo na loja, aumentando sua chance de comprar. Ainda, salientou que a venda de itens adicionais pode ser ofertada após ser atendida a real necessidade que levou o cliente ao estabelecimento, sempre observando para que seja algo complementar ao seu desejo de compra. Ele também apontou a diferença no atendimento dos finais de semana em relação aos dias de semana.
“Você deve estar preparado para a multidão, para o autoatendimento típico dos sábados, domingos e feriados. Aproveite os dias de semana para atendimentos mais personalizados, com possibilidade de venda de mais itens”, falou Pereto.
Além de oportunidade para os empresários terem chance de melhorarem os resultados, a palestra foi uma forma de demonstrar que a feira está junto do expositor em todas as etapas do evento. “Queremos que o investimento do expositor na ExpoBento seja tão satisfatório quanto é para nós a realização dessa feira”, comentou o diretor de Comercialização da ExpoBento, José Carlos Zortea.
Cinco dicas importantes para os lojistas
Layout: A imagem de uma loja é o primeiro fator a chamar a atenção do consumidor. Numa feira onde os estandes são muitos – e um bastante próximo do outro –, o lojista precisa usar da criatividade para se destacar. Uma loja com apelo visual atraente, produtos bem expostos e com circulação organizada sai na frente.
Propósito da participação: Saber por que você está na feira é importante para o sucesso de sua empreitada. Uma feira representa múltiplas possibilidades: venda direta ao consumidor, apresentação de produtos, prospecção de novos clientes, apresentação da empresa ao mercado, lançamento de mercadoria, teste de produto, encontros com fornecedores/representantes, promover marketing, conhecer a concorrência. Qual é o seu foco? Encontre-o e explore.
Perfil do cliente: Cada cliente é um cliente, com histórias diferentes uns dos outros. É importante entender que não existe padronização. Há clientes que decidem suas compras de forma racional, outros de maneira emocional. Podem ser tímidos, extrovertidos, presunçosos, apressados. Por exemplo, se ele for bem-humorado, retribua, mas sem exageros e procurando voltar à venda. Se for tímido, evite falar demais e não pressione.
Apresentação de produtos, valorização e potencialização de vendas: Ações de marketing são sempre bem-vindas num mundo em que o cliente está cada vez mais exigente e exposto a um número enorme de ofertas. É importante “empacotar” sua mercadoria de uma maneira que desperte a atenção do consumidor. É preciso mostrar o valor de seu produto (o cliente precisa saber que terá retorno de seu investimento) e diferenciar-se dos demais vendedores, criando sua marca pessoal de venda (fuja de clichês). Outra dica é criar uma reputação qualitativa de seus produtos, fazendo com que o cliente se sinta satisfeito em adquiri-lo. Pense também em capacitação e treinamento. Sempre é bom!
Vitrines – o trailer de seu filme: Pense na vitrine como a porta de entrada de sua loja/estande. Ela é responsável por atrair o cliente, serve como chamariz de promoções e de apresentação de produtos. Por isso, ter zelo estético é primordial: a resposta do cliente para com a vitrine dá-se em poucos segundos. E isso é para o bem – quando ele é atraído – e para o mal – quando ele nem nota seu produto.
Fonte: Exata Comunicação
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