Os gaúchos devem manter os gastos com os presentes para o Dia dos Namorados semelhantes aos do ano passado. A informação é resultado de uma pesquisa feita pela Fecomércio. Quase a metade dos entrevistados está enquadrada nesta estimativa, com a intenção do valor a ser investido estando na média de R$ 162 por consumidor.
Um gasto maior deve ser praticado por 23,6%. Outros 25,7% pretendem investir em um presente com valor menor. Ao levar em consideração os números divulgados, o presidente do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas), Daniel Amadio, reforça a importância dos lojistas verificarem o histórico do ano passado para evitar os estoques, gerando a necessidade da realização de liquidações futuras.
A busca de produtos de baixo valor também é ressaltada por Amadio. “Porque vai ser a preferência dentro da situação econômica que estamos passando. Então, a opção do presentinho, da lembrancinha, vai ser muito forte”, explica. Essas são avaliadas como medidas que podem impedir possíveis prejuízos.
Os artigos de vestuário lideram a intenção dos presentes, com 42,3%, seguidos de perfumes e cosméticos (18,7%), calçados (9,1%) e flores (8,3%). O valor médio de cada presente é de R$ 137,92, segundo a pesquisa. Entre as classes de renda, os itens médios da classe baixa, média e alta deverão ser de R$ 75,72, R$ 139,58 e R$ 173,83, respectivamente.
As vendas no varejo ficarão concentradas nos dias mais próximos da data. A pesquisa aponta que 87,8% das compras serão efetuadas no máximo uma semana antes do dia 12 de junho.No que se refere às formas de pagamento, 80,8% dos gaúchos têm a intenção de adquirir os presentes à vista, enquanto apenas 19,2% indicaram a intenção de comprar a prazo. Neste caso, a maioria (79,8%) vai parcelar em até três vezes.
O número médio de presentes será de 1,2 unidades por pessoa, sendo que os homens devem adquirir uma quantidade maior (1,3) e, as mulheres (1,1). Percentualmente, 9,3% das mulheres têm a intenção de comprar mais de um presente, índice que sobe para 20,7% no caso dos homens.
Os locais preferidos para fazer as compras no Dia dos Namorados permanecem sendo as lojas do centro das cidades (54,5%), índice que sobre para 59,8% como destino de consumo para os entrevistados da classe média. Para todas as classes econômicas, os shoppings aparecem como segunda opção (27,3% do total), alcançando 38,4% da preferência para as compras do público da classe alta.
Entre os entrevistados pela Fecomércio-RS, 42,9% afirmaram que planejam proporcionar um evento especial na data. Bares e restaurantes (64,8%) foram os mais citados, seguido de almoço ou jantar em casa (18,2%).
Com informações Fecomércio
Foto: Divulgação Fecomércio
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves