A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cotiporã, inaugurada nesta sexta-feira, 12, pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), terá capacidade de tratamento de 7,3 litros por segundo, o que atende a 60% da população de 3,9 mil habitantes. Com investimento de R$ 1,32 milhão, a unidade conta com 3.538 metros de rede coletora e 270 metros de conexão com ramais prediais.
Para o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, a Corsan tem um importante desafio no esgoto sanitário após universalizar a água potável aos gaúchos. “A companhia trabalha firme, com recursos próprios e buscando investimentos, para proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população. Com parcerias público-privadas, constrói condições de qualificar a prestação do serviço”, afirmou.
O diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, informou que a estação também trata os resíduos de fossas sépticas, ampliando a qualidade do tratamento e preservando o meio ambiente. “A cidade pode ser uma das primeiras do Rio Grande do Sul a ter o serviço de esgotamento universalizado, com condições de servir outras cidades da região”, explicou.
Segundo o prefeito José Carlos Breda, a obra representa um grande avanço para os cotiporanenses. “O maior desafio dos municípios é tratar o esgoto, pelo volume de investimento necessário e pela complexidade das obras. Essa é uma obra pioneira na região e uma referência para outras cidades”, destacou.
O investimento principal na estação foi executado pela prefeitura, com recursos da Funasa e da Caixa Econômica Federal. As obras iniciaram em 2003, com a implantação do primeiro trecho da rede coletora. Em 2007, o município foi incluído no programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades, para a execução das obras, cuja primeira etapa contemplou a construção da ETE.
Fonte: Corsan
Fórum das Cooperativas evidencia papel das cooperativas no fortalecimento da economia circular em Garibaldi
Farrapos Rugby aplica placar elástico fora de casa em sua estreia no Super 12
Daer prorroga por mais 30 dias Autorizações de Trânsito para Veículos de Carga