Liga de Combate ao Câncer de Bento promove blitz de conscientização contra o tabaco

No mês dedicado a sensibilizar a comunidade sobre os malefícios do vício de fumar, estimulando as pessoas a abandonarem de vez o cigarro, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves realiza inúmeras ações. Uma delas na manhã deste sábado, 13, com uma blitz de conscientização com entrega de material informativo nas ruas centrais da cidade, com o apoio do 6ºBCOM (6º Batalhão de Comunicações).

Tanto que a presidente da entidade, Maria Lúcia Severa, equipe da Liga, o comandante do 6ºBCOM, coronel Lúcio Guerra, e soldados do exército, participaram da ação.

As ações prosseguem durante todo o mês, ganhando foco nas instituições de ensino a partir do dia 15, quando a visita da Liga será na Ftec. Depois, a entidade passa pela UCS, no dia 17; pelo CNEC, no dia 22; e pela FSG, nos dias 24 e 29. Além da distribuição de panfletos educativos, haverá medição dos níveis de monóxido de carbono nos ambientes das faculdades, sempre entre 18h30min e 19h45min.

Um dos destaques preparados para esse mês é a agenda de trabalho que ocorre em Bento Gonçalves nos dias 18, 19 e 20, com a presença de renomados especialistas nacionais em pneumologia e tisiologia. Os doutores José Miguel Chatkin, presidente Eleito da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o biênio 2019-20; e Luiz Carlos Correa da Silva, Membro Titular da Academia Sul-Rio Grandense de Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, participam de encontros de troca de informações e apresentação de dados e novidades em tratamentos médicos no segmento, promovendo a atualização de conhecimentos.

Essas atividades, assim como as palestras agendadas em empresas e escolas, fazem parte do Dia do Basta, chamamento criado pela Liga a fim de conscientizar sobre os malefícios do vício no cigarro. A mobilização culmina em 31 de maio, convencionado como Dia Mundial sem Tabaco. Hoje, estima-se que 6 milhões de pessoas morram por ano em decorrência do tabagismo, fator de risco para cerca de 50 doenças, muitas associadas a diversos tipos de câncer.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido