Workshop sobre destinação e reciclagem de resíduos sólidos é pauta de encontro do setor vinícola em Bento

Representantes do setor vinícola participaram nesta terça-feira, 9, de um workshop sobre destinação e reciclagem de resíduos sólidos. O encontro foi realizado nas dependências do CIC/BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves), com a apresentação de itens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A promoção foi do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) em parceria com o Conselho de Agroindústria da FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).

As engenheiras Juliana Matos Seibel e Tânia Cristina Sette manifestaram-se sobre projetos de redução do impacto ambiental, a importância da reciclagem dos materiais e de que maneira a PNRS pode ajudar a aumentar a competitividade do setor.

Para o diretor técnico do Ibravin, Leocir Bottega, o “setor está iniciando um trabalho, mas algumas vinícolas já atuam na busca da solução para este tema: a sustentabilidade na área ambiental”.

Conforme Tânia Sette, “as questões ambientais são sem volta. Antes se cobrava apenas dentro do processo da empresa. Hoje se cobra o que é colocado no mercado”, mencionou, a coordenadora técnica do Conselho da Agroindústria da Fiergs (Conagro).

 

O setor vitivinícola deverá promover novos encontros para tratar o tema e traçar uma linha de trabalho sobre logística reserva.

O que é logística reversa

Logística reversa pode ser definida como o conjunto de atribuições dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e dos próprios consumidores para minimizar o volume de resíduos e rejeitos no meio ambiente. Ela é um dos itens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), previstos na lei nº 12.305/10, e inclui a prevenção e a redução na geração de sobras da indústria, estimula hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Ibravin

 

error: Conteúdo Protegido