A criação de 10 novos cargos de pedagogo para o magistério público municipal está na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves da próxima segunda-feira,dia 8. O encontro inicia às 18 horas.Conforme a justificativa do projeto, o aumento no número de orientadores educacionais e supervisores escolares é necessário para “suprir necessidades das escolas municipais, mediante convocação de concurso público”.
Em seguida, o plenário deve apreciar, em segunda votação, o PLO nº 54/2017, protocolado pelo vereador Agostinho Petroli (PMDB). A proposição objetiva criar o “Programa Sons da Cidade”, que tornaria obrigatória a “disponibilização de oportunidade para a apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais na abertura de eventos que contem com financiamento público municipal”. Conforme a justificativa do projeto, o objetivo da medida é “criar oportunidades para artistas locais apresentarem seu trabalho na abertura de eventos de maior vulto e estrutura, com maior público, terem exposição e impulsionarem suas trajetórias”.
Porém, antes de apreciarem o projeto principal, os vereadores devem votar, também em segundo turno, a Emenda nº 8/2017, de autoria do vereador Gustavo Sperotto (DEM). A matéria visa modificar a proposição no sentido de demandar que, além de terem a oportunidade de se apresentar na abertura dos eventos, os músicos também recebam a oferta de tocar durante a realização deles.
Outra matéria que deve ir a segunda votação é o PLO nº 63/2017, enviado pelo Poder Executivo. A proposição pretende alterar o artigo 95 da Lei Complementar Municipal nº 70/2004, que estabelece o regime jurídico dos servidores municipais de Bento Gonçalves. A intenção da mudança é aumentar o auxílio para diferença de caixa pago para servidores que efetuem pagamentos ou recebam em moeda corrente e/ou escritural de 15% para 30% do vencimento básico. De acordo com a justificativa do projeto, é necessário modernizar a lei, já que ela foi editada “em uma época em que não se utilizavam os meios eletrônicos para pagamento, mas apenas cheque ou papel moeda”, e hoje as responsabilidades dos tesoureiros municipais seriam ainda maiores em virtude do “volume de recursos movimentado por esses profissionais”.
Por fim, deve ser votado, em primeiro turno, o PLO nº 64/2017, de autoria do vereador Gustavo Sperotto. O projeto pretende obrigar estabelecimentos que comercializam carne e derivados de origem animal em Bento Gonçalves a afixarem cartazes, em locais de fácil visualização pelos consumidores, com informações sobre a procedência dos produtos por eles comercializados. Na justificativa da matéria, o parlamentar afirma que a proposição visa “assegurar o direito à informação adequada e clara sobre os produtos”, tendo em vista o impacto gerado na população por causa da operação realizada pelo Ministério Público em abril, a qual resultou na apreensão de cerca de 20 toneladas de alimentos impróprios para o consumo em estabelecimentos comerciais do município.
A Sessão Ordinária também contará com a presença do secretário municipal de Segurança Pública, tenente-coronel José Paulo Iahnke Marinho. Ele ocupará a tribuna para apresentar a recém-criada Pasta aos vereadores.
Informações da Assessoria de Comunicação da Câmara
Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS