Não é preciso aguardar determinado dia para abandonar o cigarro – deve-se fazer isso o quanto antes. Porém, a tomada dessa decisão nem sempre é fácil, e o fumante pode precisar de um incentivo extra para coloca-la efetivamente em prática. O ‘Dia do Basta’, chamamento criado pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, atende a essa finalidade: conscientizar acerca dos malefícios do tabaco e promover a cessação do vicio tão nocivo à saúde e que está ligado à morte de 6 milhões de pessoas por ano.
Diante desse desafio, intensifica e antecipa as ações relacionadas à data mundialmente convencionada como Dia Livre de Tabaco – 31 de maio – e promove atividades de conscientização durante todo o mês. A entidade concentra esforços em uma campanha que envolve palestras em empresas e ações comunitárias de sensibilização, inclusive com medição dos índices de monóxido de carbono oferecida à população. No dia 13 (sábado) está programada a realização de uma blitz, em pontos da região central da cidade, difundindo a adoção de um estilo de vida mais saudável. Neste ano, a meta é impactar cerca de 40 mil pessoas com a maratona de atividades informativas e educativas programadas.
Tanto empenho é justificado pelos números. O tabagismo é o mais importante fator de risco para cerca de 50 doenças, muitas associadas a diversos tipos de câncer. Quem fuma, por exemplo, aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão em 23 vezes, no caso de homens, e 13 vezes, no caso de mulheres, em comparação com não-fumantes. Essa variedade da doença é a que mais leva pacientes ao óbito.
Ajuda para quem precisa
Quem decide largar o cigarro encontra na Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves diversos tipos de auxílio para abandonar de vez o vício. “Nosso trabalho está alicerçado em quatro pilares: conscientizar sobre os malefícios do tabaco; corrigir o fator de risco, que é o vício de fumar, evitar a iniciação, e incentivar as políticas de combate ao tabagismo. Além disso, fazemos o encaminhamento médico, quando necessário, inclusive para tratamento com medicação ao paciente. Também oferecemos suporte multidisciplinar, com grupos de apoio, estímulo à prática de atividade física, atendimento de nutricionista, enfermeira e psicóloga, tudo isso para quem quer parar de fumar”, diz a presidente da entidade, Maria Lúcia Gava Severa.
Para mais informações sobre as atividades da Liga no Dia do Basta, ligue para (54) 3451.4233 ou acesse www.ligaccbg.com.br.
Fonte: Exata Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor