Compreender as responsabilidades e as oportunidades geradas para o setor vitivinícola a partir da logística reversa de embalagens é o objetivo do workshop sobre o tema, que ocorre no próximo dia 9, das 9h às 12h, no Auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves. Serão apresentados os principais itens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que destaca a responsabilidade compartilhada pela destinação dos materiais que integram as diferentes cadeias produtivas. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com o Conselho de Agroindústria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
As engenheiras Juliana Matos Seibel e Tânia Cristina Sette falarão sobre projetos de redução do impacto ambiental, a importância da reciclagem dos materiais e de que maneira a PNRS pode ajudar a aumentar a competividade do setor.
O diretor Técnico do Ibravin, Leocir Bottega, explica que o workshop servirá para informar as empresas sobre a necessidade de se adequarem à legislação brasileira sobre o tema. “Boa parte dos materiais gerados pela indústria vitivinícola, em especial o vidro e o papelão, tem grande valor para a reciclagem e muitas empresas já fazem essa destinação correta. O que precisamos é organizar e sistematizar essas informações de acordo com a lei”, propõe.
Profissionais do setor vitivinícola interessados em participar devem se inscrever até a próxima sexta-feira (5 de maio), pelo e-mail graziela@ibravin.org.br ou através do telefone (54) 3455.1806. As vagas são limitadas.
O que é logística reversa
Logística reversa pode ser definida como o conjunto de atribuições dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e dos próprios consumidores para minimizar o volume de resíduos e rejeitos no meio ambiente. Ela é um dos itens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), previstos na lei nº 12.305/10, e inclui a prevenção e a redução na geração de sobras da indústria, estimula hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Sobre as palestrantes
Juliana Matos Seidel é graduada em Engenheira Química pela Unicamp, mestre em Tecnologia Ambiental no IPT-SP e doutora em Ambiente e Sociedade também pela Unicamp. Atualmente, é gerente de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak, atuando principalmente em projetos de redução de impacto ambiental na cadeia de valor. Tem experiência consolidada em atividades de incentivo à gestão pós-consumo, incluindo apoio a coleta seletiva, reciclagem de embalagens cartonadas e educação ambiental.
Tânia Cristina Campanhol Sette é graduada em Engenharia de Alimentos e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, ambas pela Unisinos. Atualmente, é coordenadora Técnica do Conselho da Agroindústria da Fiergs, atuando principalmente em projetos e ações para melhorar a competitividade do setor agroindustrial, bem como nos elos que compõem suas cadeias.
SERVIÇO
Workshop de Logística Reversa
Quando: 9 de maio (terça-feira)
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481)
Inscrições: até o dia 5 de maio, pelo e-mail graziela@ibravin.org.br ou através do telefone (54) 3455.1806. Vagas limitadas
PROGRAMAÇÃO:
9h – Abertura
9h15min – Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Experiências da Tetra Pak. Palestrante: Juliana Seidel, gerente de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak
10h15min – Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore). Palestrante: Tânia Cristina Campanhol Setle, coordenadora técnica do Conselho da Agroindústria da Fiergs (Conagro)
11h15min – Mesa redonda e encaminhamentos
Foto: Gilmar Gomes
Fonte: Ibravin
Zanella destaca turismo e combate à violência contra a mulher na Câmara Bento
Santa Tereza sedia etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem Maratona neste sábado, 26
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta 27 de abril na Fundação Casa das Artes, em Bento