Compreender as responsabilidades e as oportunidades geradas para o setor vitivinícola a partir da logística reversa de embalagens é o objetivo do workshop sobre o tema, que ocorre no próximo dia 9, das 9h às 12h, no Auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves. Serão apresentados os principais itens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que destaca a responsabilidade compartilhada pela destinação dos materiais que integram as diferentes cadeias produtivas. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com o Conselho de Agroindústria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
As engenheiras Juliana Matos Seibel e Tânia Cristina Sette falarão sobre projetos de redução do impacto ambiental, a importância da reciclagem dos materiais e de que maneira a PNRS pode ajudar a aumentar a competividade do setor.
O diretor Técnico do Ibravin, Leocir Bottega, explica que o workshop servirá para informar as empresas sobre a necessidade de se adequarem à legislação brasileira sobre o tema. “Boa parte dos materiais gerados pela indústria vitivinícola, em especial o vidro e o papelão, tem grande valor para a reciclagem e muitas empresas já fazem essa destinação correta. O que precisamos é organizar e sistematizar essas informações de acordo com a lei”, propõe.
Profissionais do setor vitivinícola interessados em participar devem se inscrever até a próxima sexta-feira (5 de maio), pelo e-mail graziela@ibravin.org.br ou através do telefone (54) 3455.1806. As vagas são limitadas.
O que é logística reversa
Logística reversa pode ser definida como o conjunto de atribuições dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e dos próprios consumidores para minimizar o volume de resíduos e rejeitos no meio ambiente. Ela é um dos itens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), previstos na lei nº 12.305/10, e inclui a prevenção e a redução na geração de sobras da indústria, estimula hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Sobre as palestrantes
Juliana Matos Seidel é graduada em Engenheira Química pela Unicamp, mestre em Tecnologia Ambiental no IPT-SP e doutora em Ambiente e Sociedade também pela Unicamp. Atualmente, é gerente de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak, atuando principalmente em projetos de redução de impacto ambiental na cadeia de valor. Tem experiência consolidada em atividades de incentivo à gestão pós-consumo, incluindo apoio a coleta seletiva, reciclagem de embalagens cartonadas e educação ambiental.
Tânia Cristina Campanhol Sette é graduada em Engenharia de Alimentos e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, ambas pela Unisinos. Atualmente, é coordenadora Técnica do Conselho da Agroindústria da Fiergs, atuando principalmente em projetos e ações para melhorar a competitividade do setor agroindustrial, bem como nos elos que compõem suas cadeias.
SERVIÇO
Workshop de Logística Reversa
Quando: 9 de maio (terça-feira)
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481)
Inscrições: até o dia 5 de maio, pelo e-mail graziela@ibravin.org.br ou através do telefone (54) 3455.1806. Vagas limitadas
PROGRAMAÇÃO:
9h – Abertura
9h15min – Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Experiências da Tetra Pak. Palestrante: Juliana Seidel, gerente de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak
10h15min – Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore). Palestrante: Tânia Cristina Campanhol Setle, coordenadora técnica do Conselho da Agroindústria da Fiergs (Conagro)
11h15min – Mesa redonda e encaminhamentos
Foto: Gilmar Gomes
Fonte: Ibravin
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor