O Fórum Sindical de Bento Gonçalves iniciou as manifestações nesta sexta-feira, 28, data em que ocorre greve geral no País, por Caxias do Sul. Por volta das 4h, ônibus deixaram a cidade reunindo Sindicatos como o SEC-BG (Sindicato dos Empregados no Comércio), o Sitracom/BG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves) e o Sindiserp (Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves), que uniram-se a outras entidades na ERS-122, quilômetro 66, em Forqueta, em frente a empresa Fras-Le.
Foi quando iniciaram as manifestações, com discursos, cartazes e indignação principalmente contra a reforma trabalhista e a reforma da Previdência propostas pelo governo de Michel Temer e a lei de terceirização, sancionada pelo presidente. Além dos presidentes Itajiba Soares Lopes (Sitracom/BG), Orildes Lottici (SEC-BG) e Isaura Bolesina (Sindiserp-BG), outros associados das instituições participaram do movimento, que teve ainda a presença do deputado federal, Assis Melo (PCdoB).
O trânsito não teve grandes bloqueios, embora o andamento do protesto. A ERS-122 registrou rápidas paradas mais próximo do acesso a Caxias e no trevo que dá acesso a UCS (Universidade de Caxias do Sul).
O movimento de Bento Gonçalves optou em retornar ao município após às 9h, para continuar a mobilização para o período da tarde, onde Sindicatos estarão na Via Del Vino, a partir das 14h, em protesto na cidade.
Por outro lado, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, com área de extensão em Monte Belo, Pinto Bandeira e Santa Tereza (STRBG) deixou Bento um pouco mais tarde pela manhã, unindo-se com trabalhadores no centro de Caxias do Sul, em ato convocado pela Regional Serra da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS).
Outros Sindicatos como o STIMMME – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, Cpers/Sindicato, também participam de atos neste dia.
Na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha não houve registro de interrupções em vias. Em outros pontos do Estado, por sua vez, como a BR-116 em São Leopoldo, a ERS-118 em Sapucaia do Sul, a BR-290 em Eldorado do Sul e próximo da ponte do Guaíba, entre outros locais, ocorreram.
Veja abaixo a matéria completa, com paralisação nesta sexta-feira de outros setores como Correios, Educação e Segurança Pública.
FÓRUM SINDICAL DE BENTO SAI ÀS RUAS NESTA SEXTA E APOIA GREVE GERAL DO PAÍS
Clique para ampliar as demais imagens:
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Facebook do Deputado Assis Melo e Divulgação SEC/BG) e Diego Franzen (Rádio Difusora)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor