O Partido Progressista (PP-RS) encerrou nesta quinta-feira, dia 27, a votação para escolha do candidato que irá representar a sigla na presidência da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS). A votação foi on line e o vencedor será divulgado nesta sexta-feira, dia 28, em evento interno do partido.
Concorrem o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, que já ocupou a vice-presidência da Federação, o de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker e de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares.
O regulamento da eleição da Famurs prevê que o partido com o maior número de prefeitos no Estado tem direito a indicar o presidente. O PP tem 144 Prefeituras, de 497. Depois aparece o PMDB, com 129, o PDT com 79 e o PT com 38 municípios.
Um acordo definiu que a presidência da entidade será constituída em 2017, com o PP, 2018, com o PMDB, 2019, PDT, e 2020, o PT. O acerto é válido até 2021, quando poderá ser renovado entre os municípios.
A posse da nova presidência deve acontecer dia 5 de julho, no 37º Congresso dos Municípios. O atual presidente da Famurs é o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto (PDT).
Conheça os ex-presidentes da história da Famurs AQUI.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco