Policiais da Delegacia de Repressão ao Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (DEAT), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) deflagraram nesta quinta-feira (27/04) a Operação Misha. A ação teve por objetivo desarticular associação criminosa que desviava recursos do Executivo Municipal de Nova Hartz e ocorreu nos municípios de Sapiranga, Campo Bom, São Leopoldo e Imbé.
Três pessoas foram presas e houve duas conduções coercitivas. Foram apreendidos dois veículos, além de arma, dinheiro de procedência duvidosa e documentos. Também houve bloqueio de ativos e indisponibilidade de bens para futuro ressarcimento ao erário de Nova Hartz.
Segundo o delegado Max Otto Ritter, a investigação tem cerca de cinco meses. O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul encaminhou à DEAT/DEIC cópia do relatório de Inspeção Extraordinária, no qual se constatou que houve desvios de recursos a partir do ano de 2010. Devido à gravidade dos fatos e o extraordinário tempo de análise que demandaria, a Equipe de Auditoria optou por emitir a informação com ênfase nos exercícios dos anos de 2015 e de 2016, o qual foi o foco da referida operação policial. Apurou-se, então, que funcionários da Tesouraria do Executivo Municipal de Nova Hartz-RS se utilizaram de seus cargos públicos para enriquecerem. De acordo com as investigações o modo de agir dos investigados era por meio de informação nos sistema informatizado de arrecadações inferiores às efetivamente registradas no Cadastro Tributário.
Segundo o Diretor de Investigação Criminal, delegado Sander Cajal, o DEIC está atento para fraudes e desvios envolvendo os cofres públicos. Ressalta que toda e qualquer denúncia pode ser realizada pelo 0800 510 2828, tendo o sigilo garantido.
Fonte: Polícia Civil/RS
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES