Já está em tramitação, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, o Projeto de Lei Ordinária 62/2017, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartazes em açougues e comércios do ramo, informando a procedência e validade dos produtos que estão sendo comercializados e dá outras providências”.
A proposta, de autoria do vereador Gustavo Sperotto (DEM), pretende que os estabelecimentos comerciais localizados em Bento Gonçalves, que se prestam à venda de carne e derivados de origem animal, tais como açougues e comércios do ramo, sejam obrigados a afixarem cartazes em local de fácil visualização pelo consumidor, contendo informações como o nome completo e número de inspeção do frigorífico, aviário ou afim; inscrição estadual; inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica; bem como o prazo de validade dos produtos expostos à venda. O descumprimento da norma implicará em penalidades que vão desde advertência até a suspensão do alvará de funcionamento.
Sperotto reitera que o Código de Defesa do Consumidor prevê, como direitos básicos do consumidor, “a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”, e o objetivo do projeto é corroborar esses direitos ao consumidor bento-gonçalvense. “Houve uma apreensão histórica de alimentos impróprios ao consumo na nossa cidade, e a população espera dos poderes Legislativo e Executivo medidas práticas para evitar que Bento volte a ser notícia por este tipo de operação. Pretendemos, com esse projeto, tornar mais transparente a relação entre comerciante e consumidor”, ressalta.
O Projeto foi lido na Sessão Ordinária da última segunda-feira, dia 24, e agora aguarda inclusão na Ordem do Dia. O texto integral pode ser conferido no link http://sapl.camarabento.rs.gov.br/sapl_documentos/materia/13729_texto_integral.
Fonte: Gabinete Vereador Sperotto
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação