A vacinação contra a gripe está disponível também na rede privada de Bento Gonçalves. A imunização é indicada para pessoas de todas as faixas-etárias, exceto para bebês menores de seis meses. Em duas clínicas da cidade, há tanto a trivalente quanto a tetravalente, estando a diferença na quantidade de tipos de gripes que cada uma previne.
Nos estabelecimentos pesquisados, para a trivalente o investimento é de R$ 80 e para a tetravalente de R$ 120. Na Labormed, onde Juliana Corti é proprietária, a procura pela vacina tem se intensificado com a queda nas temperaturas. Ela orienta a população para que procure o serviço o quanto antes pelo fato das doses serem limitadas.
“Nós não sabemos quando haverá outros lotes, mas por enquanto ainda temos doses e o quanto antes as pessoas vierem se imunizar melhor porque demora de 12 a 15 dias para começar o efeito, para que a vacina haja”, explica. Os dois tipos de vacinas protegem contra o vírus H1N1.
A procura pelo serviço também deve se intensificar com a chegada do frio na Vaccinare. De acordo com a gerente administrativa do estabelecimento, Mirian Tecchio, a vacina trivalente é aplicada tanto em crianças menores de três anos quanto em adultos, com a diferença na quantidade de dosagem aplicada. A tetravalente é voltada para o público adulto e existe no mercado também a pediátrica, para menores de três anos.
Mirian lembra que a imunização começa no momento da aplicação, atingindo a proteção máxima em um período após 10 e 15 dias. “Não esperem o frio agravar porque daí já começam a aparecer mais casos de H1N1, H3N2. Diz que nesse ano o maior risco vai ser da H3N2, não é nem a H1N1, ele já está mutando”, ressalta Miriam.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves