O Partido Progressista realiza de 22 a 27 de abril, a votação para a escolha do candidato que irá representar a sigla na presidência da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS). A votação é online e o nome vencedor será divulgado em evento interno do partido dia 28. O nome mais cotado é do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.
Concorrem ainda o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, que já ocupou a vice-presidência da Federação, o de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker e de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares.
O regulamento da eleição da Famurs prevê que o partido com o maior número de prefeitos no Estado tem direito a indicar o presidente. O PP tem 144 Prefeituras, de 497. Depois aparece o PMDB, com 129, o PDT com 79 e o PT com 38 municípios.
Um acordo definiu que a presidência da entidade será constituída em 2017, com o PP, 2018, com o PMDB, 2019, PDT, e 2020, o PT. O acerto é válido até 2021, quando poderá ser renovado entre os municípios.
A posse da nova presidência deve acontecer dia 5 de julho, no 37º Congresso dos Municípios. O atual presidente da Famurs é o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto (PDT).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão