No mês de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do setor de Licenciamento Ambiental executou 485 serviços no Município. Destes, foram concedidas 72 licenças de operação. Para atribuir a licença às empresas, é necessário ver in loco as condições e restrições técnicas, posteriormente, expostas no relatório de vistoria, que chegaram a 106 e finalizando com os pareceres técnicos, que alcançaram no mês, 109.
O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, no caso, municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou, ainda, que possam causar degradação ambiental.
O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Foto: Prefeitura/divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves