Nos dias 3 e 4 de maio, empresários, produtores, técnicos, estudantes e lideranças setoriais vão conhecer os avanços tecnológicos que caracterizarão uma das futuras regiões registradas como Indicação Geográfica (IG) para vinhos no Brasil. O I Simpósio de Viticultura e Enologia: Região da Campanha Gaúcha reunirá em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, especialistas de 10 diferentes entidades de ensino, pesquisa e de representatividade do setor em diferentes áreas.
Segundo o coordenador técnico do evento, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho José Fernando da Silva Protas, a proposta do Simpósio de Viticultura e Enologia é que seja realizado periodicamente, com caráter itinerante. Entretanto, esta primeira edição está voltada inteiramente para a Campanha Gaúcha. “Queremos projetar a imagem dos vinhos finos e espumantes produzidos a partir da implantação da Indicação Geográfica na região”, observa Protas. Ele explica que a programação técnica está focada nos avanços tecnológicos gerados especificamente para a produção vitivinícola da Região da Campanha. Isto foi possível através da geração de conhecimentos, tecnologias e outros resultados nas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto “IP Vinhos da Campanha Gaúcha” iniciado em 2014.
O evento está estruturado em quatro grandes abordagens temáticas: Nutrição da Videira e Manejo do Solo; Manejo Fitotécnico do Vinhedo; Avanços do Conhecimento Científico sobre os Vinhos da Campanha; e Estruturação da Indicação de Procedência dos vinhos Finos da Campanha Gaúcha.
Esta edição, que ocorrerá no Auditório da Unipampa, em Santana do Livramento, é promovida pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. Apoiam o evento a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Rede de Centro de Inovação em Vitivinicultura (RECIVITIS/SIBRATEC/FINEP) e a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento.
O acesso à programação completa e o encaminhamento das inscrições, gratuitas, podem ser feitas no endereço www.embrapa.br/uva-e-vinho.
Saiba mais sobre a IP Campanha Gaúcha:
O projeto “IP Vinhos da Campanha Gaúcha”, iniciado em 2013, estará sendo concluído neste ano e teve como objetivo principal gerar conhecimento e tecnologia para subsidiar o pedido de reconhecimento da Indicação de Procedência Campanha para vinhos finos tranquilos e espumantes, cujo dossiê deverá ser entregue no Instituto Nacional de Proteção Industrial (INPI) ainda neste semestre.
O projeto contou com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) via FINEP, por meio da Encomenda Transversal SIBRATEC/FINEP – Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura (RECIVITIS).
A execução das atividades foi coordenada pela Embrapa Uva e Vinho e contou com o esforço conjunto de uma grande equipe multidisciplinar, incluindo pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, Embrapa Pecuária Sul, das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Pampa (UNIPAMPA), de Santa Maria (UFSM) e de Santa Catarina (UFSC), além da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e dos membros da Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.
SERVIÇO
I Simpósio de Viticultura e Enologia: Região da Campanha Gaúcha
Quando: 3 e 4 de maio de 2017
Onde: Auditório da Unipampa (Rua Barão do Triunfo, 1048), Santana do Livramento (RS)
Horário: dia 3, das 9h às 19h30. Dia 4, das 8h30 às 18h40
Inscrições: gratuitas através do site www.embrapa.br/uva-e-vinho
Mais informações: (54) 3455.8086 ou cnpuv.inscricoess@embrapa.br
Entidades promotoras: Embrapa Uva e Vinho, Ibravin e Associação Vinhos da Campanha
Entidades participantes: Unipampa, UFRGS, UCS, Ciran/Epagri, Embrapa Clima Temperado, UFSM e Unesp
Foto: Jéferson Soldi
Fonte: Ibravin
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor