Em Assembleia Geral realizada na tarde desta quinta-feira, 30, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, foi eleita a gestão 2017/2018 da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste). O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, teve sua chapa aclamada e responderá pela entidade que representa 33 municípios da região da Serra.
Ele ingressa no cargo em substituição ao ex-prefeito de Vista Alegre do Prata, Ricardo Bidese.
Assim ficou composta a chapa:
Presidente: Antônio Cettolin – Garibaldi
1º Vice-Presidente: Evandro Zibetti – Carlos Barbosa
2º Vice-Presidente: José Carlos Breda – Cotiporã
1º Secretário: Waldemar De Carli – Veranópolis
2º Secretário: Guilherme Pasin – Bento Gonçalves
Tesoureiro: Volnei Minozzo – Nova Prata
Dentre as pautas que continuarão norteando a entidade de prefeitos da Serra, constam a implantação do campus da UFRGS na região, a sequência de melhorias junto a BR-470 – especialmente após a federalização-, luta por melhores condições nas rodovias estaduais, agilizar o enquadramento das agroindústrias regionais no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), entre outras.
Cultura em pauta
O encontro dos prefeitos contou com a participação do secretário Adjunto de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (SEDACTEL), André Kryszczun, que apresentou as ações desenvolvidas pelo departamento, enfatizando o apoio à promoção dos destinos, a qualificação de gestores, a Lei de Incentivo à Cultura que, em 2016, contou com investimentos na ordem de R$ 35 milhões, os convênios com o Ministério da Cultura, a promoção da cultura gaúcha, o Pró-Esporte, cujos investimentos em 2016 atingiram a marca de R$ 20 milhões, entre outros assuntos.
O Secretário esteve acompanhado pelo assessor técnico da Secretaria João Tonus, que falou sobre a proposta elaborada ainda em 2016, em parceria com a Amesne, para realização do Censo das Línguas. Para este Censo, será aplicada uma pesquisa nos municípios a fim de fortalecer a luta pela preservação da diversidade linguística e cultural da região, ou seja, a fim de manter vivas as várias línguas da imigração e, em menor grau, as nativas. O trabalho será realizado neste semestre através das prefeituras, em conjunto com a Amesne.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Mônica Rachele
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves