O deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) foi agraciado, na noite desta terça-feira (28), com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no Teatro Dante Barone e foi prestigiada por militantes de movimentos sociais e ativistas da causa LGBT. A condecoração foi proposta pela deputada Manuela d Ávila (PCdoB).
A homenagem, no entanto, desagradou alguns integrantes da Assembleia, como Marcel Van Hattem e Sérgio Turra, ambos do PP, que alegaram que o deputado do PSOL não teria “serviços prestados” ao Estado.
Antes de entregar a medalha, Manuela defendeu em discurso sua decisão de agraciar Jean, que, segundo ela, promove “o grito pela liberdade, igualdade e humanidade para todo o país” e, portanto, “defende causas que influenciam diretamente o Rio Grande do Sul”.
Após a entrega da Medalha, o deputado participou de um seminário sobre Direitos Humanos no Brasil, promovido pela deputada Manuela d Ávila. Também participaram do debate o ex-deputado Marcos Rolim e a desembargadora Maria Berenice Dias.
Trajetória
Jornalista e professor universitário, Jean Wyllys foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010 com pouco menos de 14 mil votos. Em 2014, foi reeleito com quase 145 mil votos. Notabilizou-se na Câmara por defender questões como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, cotas raciais e regulamentação do aborto.
Em 2015, Jean Wyllys foi incluído na Lista Global da Diversidade, da revista britância The Economist, ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, do Dalai Lama e da ativista paquistanesa pela educação feminina Malala Yousofzai, como uma das 50 personalidades mundiais que mais lutam pela diversidade. Foi descrito pela publicação como um “acadêmico de origem pobre que venceu um reality show e se tornou o primeiro deputado federal do Brasil a defender o movimento LGBT”.
Em duas ocasiões (2012 e 2015), foi eleito pelos internautas melhor deputado federal brasileiro. Jean Wyllys é autor de projeto que reconhece o casamento civil e a união estável de pessoas do mesmo sexo e do projeto que regulamenta as atividades dos profissionais do sexo, entre outros.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da AL/RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor