Um dos objetivos da FIMMA Brasil 2017 – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira – é disseminar a cultura empreendedora entre os pequenos empresários. Em decorrência, nos dias 29, 30 e 31 deste mês, compondo a programação oficial da feira, serão desenvolvidas duas ações integrantes ao projeto FIMMA Marceneiro: o Workshop de Móveis e o Espaço Marceneiro.
O foco é promover o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do ramo da marcenaria, oferecendo atividades direcionadas para facilitar o acesso às informações, bem como aproximar os profissionais destes segmentos de negócios e das novidades do setor.
Entre as palestras que serão ministradas estão “Design Estratégico Aplicado ao Setor Moveleiro”, “Inovação para Sustentabilidade da Marcenaria”, “Marcenaria Artesanal”, “Marcenaria na era Digital” e “Set UP de Máquinas e sua Relação com o PCP”.
Os temas abrangerão gestão administrativa, design estratégico, produção conectada, mercado, inovação e tecnologia. “Para escolher os assuntos que serão tratados, observamos o mercado e as necessidades de conhecimentos que o profissional deste ramo precisa ter”, destaca o presidente da FIMMA Brasil, Rogério Francio.
Para o designer Marcos Batista, que vai ministrar as palestras “Design & Negócios, Conexão Emocional” e “Estratégias para Potencializar seu Negócio”, o FIMMA Marceneiro, proporciona a interação dos profissionais, micro e pequenos empresários do setor com todo o ecossistema empreendedor e inovador. “Isso acontece por meio de um conjunto de informações, com debates e palestras relevantes para a evolução do seu negócio”, salienta.
Considerado pelo mercado um criador contemporâneo, o designer Fernando Mendes aponta outro aspecto positivo do projeto: sua grande importância no cenário de valorização do design e da marcenaria vivido. “O FIMMA Marceneiro atende ao pequeno e médio fabricante e também a grande indústria, colaborando para o desenvolvimento da arte da marcenaria, que foi o suporte para as primeiras manifestações de design de produto no Brasil”, avalia ele, que vai apresentar a palestra “Marcenaria Artesanal”.
Idealizadora da escola itinerante Marcenaria Sustentável, que criou a única rede social e de negócios do ramo da marcenaria, Simone Nascimento falará sobre o tem “Inovação para Sustentabilidade da Marcenaria”. Segundo a profissional, o projeto reforça o compromisso da feira em atender aos interesses da cadeia de valor do setor moveleiro. “Em um cenário de grandes desafios, é fundamental apoiar a micro e pequena empresa, atuando na base de seu desenvolvimento sustentável com ações de capacitação e inovação. Sinto-me honrada em participar deste grande evento”.
Para o diretor do Prêmio Salão de Design/SINDMÓVEIS, Eduardo Nuncio, o FIMMA Marceneiro tem um papel fundamental no desenvolvimento, profissionalização e estruturação de conhecimento para essas empresas que ajudam a desenvolver a cadeira moveleira. “Nós, do Sindmóveis e do Prêmio Salão Design, nos sentimos felizes em participar desse projeto e, principalmente, em poder compartilhar a história do Prêmio”, destacou ele, que vai abordar “A Marcenaria no Salão Design” durante o evento.
Além das diversas palestras do Workshop, a ação contará com o “Espaço Marceneiro”, onde os alunos do SENAI/FIERGS demonstrarão na prática as etapas da fabricação de mobiliário.
No total, serão produzidos 40 móveis – com contribuição também da SAYERLACK e BERNECK na confecção e pintura dos mesmos – que serão doados posteriormente para as creches carentes do município de Bento Gonçalves. “É uma prática da MOVERGS realizar ações sociais. E também queremos que os alunos demonstrem, dentro da feira, o que acontece no dia-a-dia das pequenas empresas”, finaliza Francio.
O projeto FIMMA Marceneiro tem apoio da HOMAG, da SAYERLACK, da BERNECK, do SEBRAE, do SENAI/FIERGS, da ABIMÓVEL.
Promovida pela MOVERGS, a FIMMA Brasil 2017 acontece de 28 a 31 de março, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Mais informações:
Dia 29 de março
9h: Recepção
9h30min: Set UP de Máquinas e sua Relação com o PCP – Renato Bernardi, Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário
10h20min: Design Estratégico Aplicado ao Setor Moveleiro – Marcos Batista, Studio Marcos Batista
11h10min: Inovação para Sustentabilidade da Marcenaria – Simone Nascimento, Rede Social Marcenaria Sustentável
11h30min: Tendência de Móveis Híbridos – Andrea Colin Corrêa – Berneck
Dia 30 de março
9h: Recepção
9h30min: Troca Rápida de Ferramentas – Fábio Lopes Ferreira, Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário
10h20min: Marcenaria Artesanal – Fernando Mendes, Atelier Fernando Mendes
11h10min: Marcenaria na era Digital – Jucielton Santos, J&J Marcenaria
Dia 31 de março
9h: Recepção
9h30min: Novas Tecnologias em Ferramentas para o Setor Moveleiro – Alexandre Luis Franceschi e Márcio Zaffari – Wirutex
10h20min: A Marcenaria no Salão Design – Eduardo Núncio, Prêmio Salão Design, Sindmóveis BG
11h10min: Produção Conectada na Marcenaria – Carlos Eduardo Hoffmann, Marcenaria Novo Espaço
Fonte: Insider2 Comunicações
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves