O ano letivo dos cursos de Engenharia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Campus Bento Gonçalves, iniciou com a transmissão de uma importante mensagem aos estudantes: a relevância de estarem, desde cedo, engajados nas causas e de participarem dos debates envolvendo suas futuras profissões. Com esse enfoque, a aula inaugural reuniu cerca de 350 acadêmicos na noite de 09 de março, no auditório do Carvi.
O debate sobre “O futuro da engenharia e seu papel na sociedade” contou com a presença de convidados especiais, como o presidente do CREA-RS, Melvis Barrios Junior e o presidente do SENGE-RS, Alexandre Wollmann. Também prestigiou o encontro a presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos, Daniele Artini Gujel Capellari. Em pauta no bate-papo, dados sobre o panorama da profissão no país e sua parcela de contribuição para o desenvolvimento da nação.
Outro tópico destacado na palestra foi a importância de os alunos, desde cedo, participarem das entidades representativas da categoria, engajando-se ativamente nos debates e ações de Associações, Sindicatos e Conselhos.
“Cada vez mais percebemos como é fundamental estarmos coligados, discutindo temas relevantes para o segmento em que atuamos e traçando alternativas para nosso trabalho gerar retornos sempre mais relevantes para a sociedade. Profissionais formados e acadêmicos precisam, juntos, compartilhar ideias, experiências e vivências em favor do coletivo. Esse é um dos focos das ações da AEARV: integrar os profissionais de engenharia e também de arquitetura em grupos pró-ativos e atuantes na comunidade”, destaca Daniele Capellari.
Na oportunidade, a presidente apresentou ao grupo detalhes sobre a atuação e atividades da entidade. A Associação acumula quase 40 anos de tradição e atuação com o objetivo de valorizar o exercício de engenheiros e arquitetos, integrando os profissionais e zelando pelos seus direitos.
Atualmente, tem em seu quadro cerca de 550 associados, entre profissionais e estudantes dos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis e Nova Prata, André da Rocha, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Protásio Alves, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Santa Tereza, União da Serra, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. A AEARV é filiada ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RS).
Fonte: Exata Comunicação
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões