Hospital Geral da UCS receba certificado no nível máximo da Acreditação Hospitalar

A cerimônia de entrega do certificado de Acreditação Hospitalar, no nível III (de excelência em gestão), ao Hospital Geral, na tarde da sexta-feira, 10 de março, foi marcada pela presença de autoridades políticas federais, estaduais, regionais e da comunidade. Eles prestigiaram o momento em que a diretora de Avaliação e Certificação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), Vanice Costa, fez a entrega do certificado ao governador José Ivo Sartori, ao reitor da UCS professor Evaldo Antonio Kuiava e ao diretor-geral do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira.

A Acreditação Hospitalar no nível I foi conferido ao HG em 2014 e, no nível II, em 2015. Periodicamente, o hospital passa pela avaliação do IBES para manter o padrão de qualidade dos serviços, e consequentemente, manter a validade do certificado. Em novembro do ano passado, avaliadores do IBES, que realizaram a avaliação dos diferentes processos operacionais e de gestão do Hospital, recomendaram a certificação no terceiro nível, conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Segundo o diretor-geral do HG, Sandro de Freitas Junqueira, “o certificado no nível máximo da acreditação é o reconhecimento por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2010, quando iniciou o processo em busca da certificação. Muitas melhorias foram implantadas nas diferentes áreas, com o compromisso e a maturidade de toda a equipe para que alcançássemos a excelência dos serviços prestados. Nossa meta agora é manter o nível III – excelência em gestão, que trabalha as ações para o futuro, dando continuidade ao processo de melhoria, e passando com êxito pelas avaliações de recertificação. Mas, não descartamos buscar uma certificação internacional, que colocaria o HG em patamares ainda maiores, na prestação de serviços de saúde com qualidade, entre os hospitais de todos o país”.

Presente à comunidade

A certificação, segundo a diretora de Avaliação e Certificação do IBES, Vanice Costa, “é o maior presente que possa ser dado à nossa sociedade. Toda a trajetória da Acreditação Hospitalar foi construída para o nosso paciente do Sistema Único de Saúde”.

Ao lembrar os 19 anos do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira enfatizou que a meta do hospital não é somente trabalhar a qualidade, mas a humanização. Na solenidade de Acreditação, fez um agradecimento especial aos colaboradores do Hospital Geral.

Coube ao secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informar que o Rio Grande do Sul conta com 10 hospitais acreditados e, que cinco encontram-se na Serra: três em Caxias do Sul – Pompéia, Unimed e Hospital Geral; um em Bento Gonçalves e outro em Veranópolis. “Este é um sinal de que na Serra existe a preocupação com a gestão na saúde. A crise na saúde não se resolve somente com recursos, mas com mais gestão, como o do Hospital Geral, bem administrado pela Universidade”.

Para o reitor Evaldo Kuiava, que também representava o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, “o ano de 2017 torna-se especial para a Fundação Universidade de Caxias do Sul: além de uma de suas mantidas, a Universidade, estar completando 50 anos, vivemos os resultados dos serviços de excelência prestados pelo Hospital Geral. Para a Universidade é uma honra ter seu hospital-escola o hospital da região. A gestão do Hospital, que cabe à Fundação Universidade de Caxias do Sul, não é simples, mas possível de se manter a partir da parceria com o Governo do Estado”.

A história da UCS, e a luta para que a Instituição tivesse seu hospital-escola foram lembrados pelo governador José Ivo Sartori, egresso da UCS. “Em muitos momentos defendi que o Hospital Geral fosse administrado pela Universidade. Acompanho há muito tempo esta caminhada. E a acreditação ao Hospital está valorizando os serviços que aqui são prestados, sua trajetória e a excelência do trabalho de cada um realiza”.

Acreditação

A Acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde que prioriza a segurança do paciente. A metodologia de avaliação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O nível III – de excelência em gestão, que foi conquistado pelo Hospital Geral, é conferido à instituição que atende ao nível I (segurança do paciente e profissionais), ao nível II (gestão integrada dos processos), além de atender aos requisitos do nível III, que trata da maturidade institucional e de uma cultura organizacional de melhoria contínua.

Hoje, o Hospital Geral de Caxias do Sul, que é um hospital de ensino 100% SUS, recebe o reconhecimento por buscar a excelência no atendimento prestado aos pacientes de 49 municípios da região.

Fonte: UCS

Foto: Cláudia Velho

error: Conteúdo Protegido