A retomada do ano letivo em nove escolas da rede estadual de ensino de Bento Gonçalves ocorre na próxima segunda-feira, dia 6. Devem retornar às salas de aula, em média, 3.380 alunos. Outros cerca de 3.270 voltaram à atividade no dia 20 de fevereiro, sendo envolvidas neste número 12 escolas.
Na área de abrangência da 16ª Coordenadoria de Educação (CRE), três instituições de ensino tiveram as atividades encerradas em função do baixo número de matriculados. Em Bento Gonçalves, fechou a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pedro; em Garibaldi, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dona Geny Vieira da Cunha e, em Nova Bassano, a Escola Estadual Padre José Pandolfi.
Porém, de acordo com o coordenador da 16ª CRE, Leonir Rasador, nenhum aluno ficará sem vaga. Até o momento, o que está estruturado também é o quadro de profissionais que irão atuar nos educandários. “Não vamos dizer que não vai faltar nada porque a gente pode, a qualquer momento, ter um sobressalto de uma pessoa que adoeça, ou uma licença, mas todas as medidas foram tomadas”, ressalta, ao mencionar que a estruturação esteve em pauta desde o mês de dezembro. O coordenador menciona também a necessidade de trabalho em consonância com os municípios no que se refere ao transporte escolar.
Em um momento de corte de gastos, um dos segredos elencados por Rasador é a gestão, com a aplicação dos recursos disponíveis da melhor maneira. “Nós estamos dentro de um contexto que nós vivenciamos, diariamente, a questão econômica, a realidade que está passando não somente o estado, mas o país, os municípios. Então está todo mundo apertando os cintos”, afirma. Assim, é realizada com as equipes diretivas a qualificação da gestão, afirma.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor