Aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (1) no Distrito de São Pedro uma manifestação de moradores contra o fechamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pedro, que atendia alunos de 1º a 5º ano.
Segundo os moradores, apesar da 16ª CRE ter garantido realocamento dos alunos, há indignação pelo fato do Distrito passar a ser o único de Bento sem uma escola.
Não foram convidados representantes da 16ª CRE para o protesto.
Viviane Lerin, moradora e mãe de aluno, declarou que a comunidade soube do fim das atividades na escola através da programação da Rádio Difusora. “Ouvimos a entrevista da coordenadora adjunta e essa foi a comunicação que tivemos. Estamos buscando um modo de reverter a situação e inclusive recorrendo ao Estado”, afirmou.
O coordenador do Conselho Tutelar, Leonides Lavinick, destaca que como o conselho é protetivo, a principal preocupação agora é a realocação e transporte dos alunos. “Não basta ter um transporte qualquer, é possível que este esteja adequado às exigências do Código de Trânsito, com cadeirinha específica para cada idade. E as crianças tem que ser pegas e entregues em casa”, afirma.
A coordenadora adjunta da 16ª CRE, Margarete Bottega Tomasini, destaca que havia somente nove alunos para este ano letivo, sendo de séries diferentes. Além disso, não foi encontrada uma pessoa para a direção, que até então era respondida pela própria 16ª CRE. Assim, aos pais foi ofertada a possibilidade de relocação dos alunos para as escolas Nossa Senhora da Salette e a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rondon.
Fotos: Diego Franzen / Rádio Difusora
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)
Projeto Trasnformando Vidas 2024 é finalizado com baile no São Bento, em Bento Gonçalves
Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi de Bento lançam programação alusiva ao combate à violência contra a mulher