Aconteceu na sede do Sindilojas Regional Bento no último dia 23, reunião-almoço que contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Pasin, além de diretores e associados da entidade, entre eles o presidente Daniel Amadio, vice-presidentes, assessoria contábil e a gerência do SESC local.
O encontro serviu para que o Sindilojas apresentar alguns pleitos ao prefeito e, ao mesmo tempo, ouvir dele, questionamentos encaminhados por lojistas.
Na pauta, temas como Fenavinho, Segurança, Mobilidade Urbana e Infraestrutura. Antes mesmo de responder as perguntas, o prefeito agradeceu ao convite e ficou de voltar nos próximos meses para outro encontro.
“Este tipo de reunião é muito salutar para nós do Executivo, pois nos permite a troca de idéias, melhorar nossa gestão e manter um diálogo aberto com a comunidade”, avaliou.
O presidente do Sindilojas, Daniel Amadio destacou que ações como esta visam estreitar ainda mais a sintonia já existente com a atual administração. “Como dirigentes, estamos trabalhando no sentido de defender os pleitos dos nossos representados e permitir aos mesmos que eles próprios possam fazer questionamentos ao prefeito. Assim, mantemos o nível dos nossos debates e obtemos os esclarecimentos necessários para nossas questões”, comenta Amadio.
Fenavinho – O Sindilojas será parceiro nas ações que visam resgatar a Fenavinho. “Estaremos engajados em marcar os 50 anos da festa maior do nosso município. Inclusive estaremos apoiando o município nas obras de reformulação da Casa del Vino, estrutura que integra a Via del Vino”, anuncia Amadio. O prefeito mostrou o desejo de reformular o estatuto da festa, permitindo que todas as entidades voltem a ter espaço na Fenavinho. “Acho importante voltar a ter aquela estrutura anterior, permitindo a participação maciça das nossas entidades. Nossa intenção para 2017 é promover pelo menos 50 eventos, afim de resgatar a marca Fenavinho, de modo que a comunidade sinta-se motivada e volte a ter o orgulho que sempre teve da nossa festa”, anunciou o Prefeito, lembrando a volta da gincana, do baile de coroação e do desfile de carros alegóricos. “Temos que saudar dívidas e é isso o que faremos daqui pra frente. E em 2019, aí sim, queremos ter a voltar e a permanência da Fenavinho”, afirmou.
Segurança – O tema foi bastante debatido, uma vez que diversos lojistas mostraram-se preocupados com a onda de assaltos e furtos no Comércio local. O prefeito adiantou que já em março será anunciada a estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e garantiu que o município já tem assegurado R$ 650 mil para serem investidos na área, oriundos de emendas parlamentares. Garantiu ainda que a cidade deve receber mais 60 policiais militares para atuar no 3º BPAT, sendo que a maioria deles atuarão em Bento Gonçalves. “E já temos a área da superintendência regional do DAER para ser permutada na construção do futuro presídio. Nossa cidade continuará sediando o órgão (DAER) e até o final do próximo ano deve ganhar seu novo presídio, construído no distrito de São Pedro”, esclareceu.
Combate à Informalidade – “Combatemos com nossas forças, mas precisamos do entendimento de toda a sociedade civil para que todos se conscientizem quanto a essa realidade”, declarou o prefeito Guilherme Pasin ao responde sobre o tema. Defendeu a livre concorrência no Comércio local e lembrou a necessidade de todos cobrarem preços justos para que o consumidor não opte pela ilegalidade. O presidente Daniel Amadio ficou de mobilizar a classe lojista para mudar essa realidade. “É importante que todos façam sua parte: o município agindo de forma atuante para combater o contrabando, o descaminho, enfim, e nós, Lojistas, oferecendo preços e produtos diferenciados ao Consumidor”, declarou.
Infraestrutura – Os lojistas pediram esclarecimentos sobre questões que envolvem a área azul, obras na área central e problemas com carga e descarga de mercadorias. O prefeito disse que já existem estudos que visam ampliar a área azul, um velho pedido dos Lojistas. Anunciou ainda que o 6º B Com será parceiro nas ações de fiscalização. “Já temos o apoio da Brigada Militar e agora contaremos com militares do Exército atuando junto aos agentes do DMT”, anunciou. Ficou de rever a falta de espaços para carga e descarga no trecho da rua Saldanha Marinho, entre as ruas Marechal Deodoro e Ramiro Barcelos. Por fim, falou sobre a revitalização da rua Marechal Deodoro, a partir do entroncamento com a rua Júlio de Castilhos até as imediações da Igreja Santo Antônio. “Temos conhecimento de um projeto que visa aproveitar as antigas instalações da vinícola Salton, voltando ao Comércio e ao turismo e isso pode adiantar as obras de aterramento da fiação elétrica nesta área”, esclareceu.
Na pauta debatida com o prefeito, outros temas ficaram pendentes e serão retomados em breve, num futuro encontro. Tanto o prefeito quanto lojistas aprovaram a reunião e mostraram-se dispostos a buscar esclarecimentos juntos.
Fonte: Assessoria do Sindilojas/BG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor