O feriadão de Carnaval registrou até às 14h desta terça-feira, 28, 278 salvamentos, mais de 12 mil intervenções preventivas; quatro mortes em locais balneáveis fora do horário de banho ou distantes das guaritas; além de outros quatro óbitos em locais não balneáveis que não são protegidos por salva-vidas; um em local sinalizado com bandeira preta (risco de morte) e dois em locais balneáveis com atuação de salva-vidas. Os números foram divulgados pelo Comando dos Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS).
Confira algumas orientações repassadas pela Corporação:
Não despreze as sinalizações que indicam “correntes” ou “canais” de água que puxam para dentro do mar. Caso você não aviste um desses avisos na praia, procure os salva-vidas e pergunte qual o local mais seguro para nadar.
Também recomenda-se para nunca entrar no mar após ingerir bebida alcoólica, pois o álcool inibe a noção de perigo. Nadar ou brincar no mar depois de comer também não é recomendado, sob risco de congestão.
Outra dica é manter-se afastado de pedras e costeiras, que propiciam a formação de correnteza e dificultam o socorro.
Redobre a atenção com crianças. Na praia, coloque uma pulseira de identificação com nome completo e telefone de contato para facilitar a localização em uma eventual perda, sempre fique próximo e com contato visual.
Observe seus limites e as indicações dos salva-vidas. Para brincar com segurança, água sempre abaixo da cintura.
Carnaval combina com calor e água. Mar, rios, açudes e piscinas são formas de refrescar o corpo, mas escondem alguns perigos. Para não correr riscos, vale a máxima: “água no umbigo sinal de perigo”. A dica é brincar com segurança, procurando ficar perto dos salva-vidas e sem exageros.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho