O presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), e o primeiro-secretário da Casa, vereador Rafael Pasqualotto (PP), receberam, na manhã desta quarta-feira (22), o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas-BG), Daniel Amadio, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL-BG), Marcos Carbone. No encontro, foi debatida a possibilidade da realização da primeira audiência pública promovida em 2017 pela Frente Parlamentar de Combate à Sonegação, à Informalidade e à Pirataria, criada no Poder Legislativo municipal em julho de 2016.
Amadio integra também a Comissão de Combate à Informalidade da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), apoiada por Carbone. O colegiado atua de forma voluntária em todo o estado no combate ao comércio ilegal, prática criminosa que contribui para que entes públicos, como os municípios, deixem de arrecadar tributos, prejudicando a prestação de serviços à sociedade.
De acordo com dados da Fecomércio-RS, foram perdidos R$ 61 milhões em arrecadação de tributos devido ao comércio ilícito no Rio Grande do Sul em 2016.
Conforme dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município (Ipurb), que fiscaliza o comércio ilegal em Bento Gonçalves, os itens mais apreendidos em 2016 foram CDs e DVDs (4.644 unidades), ramalhetes de flores (238 unidades) e óculos (163 unidades).
O presidente da Câmara avaliou como positivas as ações desenvolvidas na cidade, considerando-as importantes para conscientizar a população sobre o assunto.
“O prejuízo trazido pelo comércio ilegal é arcado por toda a sociedade, uma vez que a prática ilícita desencadeia uma série de fatores negativos. Por exemplo, a compra de óculos falsificados resulta também em problemas de saúde pública. A preocupação aqui não é apenas em relação ao município, que deixa de arrecadar tributos, mas também com o bem-estar das pessoas que vivem aqui”, afirmou Scussel.
Legenda: Presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), e o primeiro-secretário da Casa, vereador Rafael Pasqualotto (PP), receberam os empresários Daniel Amadio do Sindilojas e Marcos Carbone do CDL na quarta-feira (22).
Fonte: Câmara Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves