Câmara de Caxias do Sul homenageia UCS pelos 50 anos

A contribuição da Universidade de Caxias do Sul para a construção da qualidade de vida que destacaram Caxias do Sul e região no cenário nacional ao longo das últimas cinco décadas, e a importância da instituição para o desenvolvimento sustentável futuro – sob os aspectos econômico, tecnológico, social, humano e ambiental – constituíram-se na ênfase da homenagem da Câmara de Vereadores aos 50 anos de criação da UCS, em sessão solene realizada na noite desta terça, dia 14, no plenário da Casa Legislativa.

O evento contou com a entrega de placas comemorativas pela Câmara de Vereadores e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Caxias) e com a apresentação de dois vídeos institucionais da Universidade referenciados no cinquentenário da instituição. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, os ex-reitores Luiz Antônio Rizzon e Isidoro Zorzi, autoridades municipais e dirigentes de entidades, entre outros, participaram da solenidade.

Influência em todos os setores

No discurso de abertura, o vereador Flávio Cassina (PTB), falando em nome da Casa Legislativa e do ex-vereador, Zoraido Silva, colega de partido (que, na legislatura passada, foi o proponente da homenagem), destacou o perfil comunitário da UCS e seu crescimento ao longo das décadas, o que assegurou relevância nacional à instituição, sobretudo em pesquisa científica avançada e na promoção de inovação.

“A cidade tem muito a comemorar e agradecer. O crescimento dessa instituição está intimamente ligado ao crescimento da nossa região. A UCS é uma referência no país e tem grande espaço na história da nossa gente, agregando conhecimento e inserindo profissionais capacitados no mercado, por meio de amplas parcerias com os setores privado e público”, pontuou.

Lembrando a própria formação, em Direto, pela instituição, em 1973, Cassina salientou também a contribuição da Universidade no campo político. “A UCS trouxe ao cenário político inúmeros vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de Estado, governadores, ministros, senadores. Brevemente teremos, quem sabe, um presidente da República saído das cadeiras da UCS”.

Conduzir Para o Alto

Em seguida, o reitor Evaldo Kuiava destacou a importância da UCS pelo o que conseguiu contribuir com a região, “fazendo parte da trajetória de sucesso de pessoas, empresas e comunidades que acreditaram e acreditam no conhecimento como fator de progresso e desenvolvimento social”.

Enfatizando o investimento da UCS tanto na formação humana e cidadã como na qualificação técnica e científica, o reitor observou o compromisso institucional da Universidade de assumir a liderança regional na promoção do desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico, em parceria com o poder público e o setor privado.

“A cultura, a política e a economia regional estão impregnadas pelo espírito universitário vivido na UCS”, frisou. Tal postura, prosseguiu, está sintetizada no lema da Universidade – ‘In Altum Ducit’, do latim, ‘Conduzir Para o Alto’ –, “que representa o compromisso de conduzir as pessoas a outros patamares por meio do conhecimento”.

Por fim, Kuiava abordou a visão de futuro da UCS, que passa pelo fortalecimento das relações com o poder público, o setor empresarial e entidades representativas especialmente na atuação para ampliar e modernizar a matriz produtiva regional, investindo no progresso social, econômico e humano, por meio da inovação.

“A Universidade de Caxias do Sul nasceu da união dos caxienses. É um patrimônio da comunidade surgido para desenvolver a região. Precisamos, juntos, zelar por sua continuidade”.

Unidade pelo Desenvolvimento

Finalizando os pronunciamentos, o prefeito Daniel Guerra – que também lembrou sua formação em Direito pela instituição –, iniciou destacando a integração, promovida pela Universidade, com a comunidade e os poderes constituídos: “A UCS tornou-se referência porque sabe conjugar esses eixos, estabelecendo um diálogo entre ensino, pesquisa e extensão”.

Observando que a Prefeitura faz parte da UCS desde a sua criação – como fundadora e depois integrando o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, mantenedora da instituição – o prefeito anunciou o interesse de investir na aliança com a UCS como um dos principais alicerces para a promoção do desenvolvimento do município.

“No que depender de nossa gestão, seguiremos sendo parceiros da UCS na proposta de ajudar a cidade a ser ainda mais humana e a progredir, pensando no bem estar da população e em avanços tecnológicos, inclusivos, culturais, ecológicos, intelectuais e de pesquisa, com vistas a uma maior qualidade de vida para as pessoas, que são nosso principal motivo de existir”.

Fonte: UCS

error: Conteúdo Protegido