Os maus pagadores são responsáveis por um prejuízo de mais de R$ 11 milhões em Bento Gonçalves – valor acumulado dos últimos cinco anos, que está empenhado no comércio em razão da inadimplência do consumidor. O montante da dívida cresceu 18,23% em 2016, no comparativo com o total cumulativo registrado até dezembro de 2015. Os dados, divulgados com exclusividade pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, têm como base de consulta o sistema do SPC-Brasil.
Na contramão, o número de registros caiu 4%. Isso significa que menos pessoas estão devendo mais – trazendo o alerta para os lojistas serem cada vez mais rigorosos na análise e concessão de crédito, evitando maus negócios. O hábito de checar as referências do cliente acaba nem sempre sendo adotado na rotina do comércio – uma prática de risco para a saúde financeira dos estabelecimentos. O total de consultas ao sistema do SPC caiu 3% em 2016 no comparativo com 2015. “Sempre que o comércio faz uma venda sem estudar o perfil do cliente está assumindo o risco do prejuízo. O Serviço de Proteção ao Crédito, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que dá segurança na hora de fazer negócios, por isso somos, enquanto entidade representativa do segmento, tão insistentes sobre a importância de sua utilização. Essa é uma medida simples que pode ajudar relevantemente a diminuir o prejuízo causado à empresa pela inadimplência”, alerta o presidente da entidade, Marcos Carbone. De todos os CPFs consultados em 2016, 30% apresentaram alguma restrição de crédito – sinalizando ao lojista cuidado na hora de negociar com o cliente.
Perfil da inadimplência
O valor do ticket médio que fica inadimplente em Bento Gonçalves está entre R$ 50 e R$ 250 – representando aproximadamente 70% dos registros. O perfil do devedor revelado pelos indicadores mostra predominância de pessoas físicas frente às jurídicas – mas impressiona o crescimento exponencial desse grupo na parcela de devedores: cerca de 40% no comparativo de 2016 com relação a 2015.
Os dados também evidenciam que as mulheres devem mais na modalidade de crediário: elas respondem por aproximadamente 65% das contas não quitadas.
Já os homens assinam 75% dos cheques que não podem ser descontados por falta de saldo. A faixa etária que concentra o maior volume de inadimplentes é a de 30 a 49 anos (com mais de 55% dos registros).
Panorama: pessoas deveram mais em 2016
A retração econômica que pautou as editorias de economia no ano passado teve seu reflexo, também, nos números da inadimplência em Bento Gonçalves. O valor da dívida registrada no SPC de janeiro a dezembro de 2016 foi 31% maior do que os números contabilizados no mesmo período de 2015. Ou seja, os consumidores deveram mais. A quantidade de registros únicos também foi maior: 15,76% no comparativo 2016-2015. Isso quer dizer que mais consumidores ficaram inadimplentes.
Mesmo diante das dificuldades orçamentárias, as pessoas estão se esforçando para voltar a ter o nome limpo na praça. Em 2016, o número de indivíduos que conseguiu sair da situação de inadimplência foi 45% maior do que o registrado em 2015. O mês de novembro registrou o pico de exclusões de registros – os devedores utilizaram a primeira parcela do adiantamento do 13º salário para quitar as pendências financeiras.
Do total de registros contabilizados no sistema, 53% foram quitados em prazo inferior a um ano – fica a dica para o lojista: quanto antes registrar a ocorrência da inadimplência, mais cedo tende a recuperar o valor da dívida.
SPC Brasil em Bento Gonçalves
CDL-BG oferece com exclusividade acesso ao SPC Brasil no município
Prover soluções para que associados vendam mais e recebam, proporcionando, assim, o fortalecimento e a perenidade das empresas. Esta é a principal função da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) ao operar com exclusividade no município os serviços do SPC Brasil. O sistema de informações consolida-se como o mais completo banco de dados da América Latina em referências creditícias sobre pessoas físicas e pessoas jurídicas, auxiliando na tomada de decisões para concessão de crédito em todo país.
Por meio do SPC Brasil, o usuário tem acesso ao banco de dados de mais de 2.200 entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades de todos os estados. A abrangência do serviço é a mais representativa do setor, reunindo informações do comércio nacional, desde os pequenos lojistas até os grandes magazines, indústrias, serviços e mercado financeiro.
“O SPC Brasil garante ao associado serviços completos tanto para análise de crédito, prospecção ou recuperação de dívidas. Os produtos, oferecidos de forma exclusiva pela CDL-BG, se adaptam à necessidade do lojista e reduzem os riscos. Assim ele tem a possibilidade de conquistar mais clientes e pensar em estratégias de negócio”, afirma o presidente da CDL Bento, Marcos Carbone.
Com mais de 50 tipos de serviços disponíveis, o SPC possibilita que o usuário aumente seus resultados no mercado e construa uma história de sucesso.
Hoje, 1,2 milhões de empresas associadas às entidades em todo o Brasil usufruem de soluções que atendem a cada necessidade do ciclo de negócios das empresas, oferecidas pelo SPC Brasil. Outra vantagem é que o SPC é um dos principais instrumentos para ajudar o lojista a receber dívidas. Ao incluir os dados do inadimplente na lista de devedores, o serviço encaminha uma carta para o cliente informando sobre a dívida e como quitá-la.
“A consulta ao SPC garante uma venda segura, o nosso associado fica protegido. Este ainda é o meio mais eficaz e seguro para recuperar o crédito”, destaca Carbone.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS) é a operadora no estado do SPC. Interessados em integrar o SPC Brasil no município podem entrar em contato com a CDL Bento e aderir o serviço. Informações através do telefone (54) 3455.0555 ou www.cdlbento.com.br.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Felipe Machado / Rádio Difusora
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