Projetos voltados ao funcionalismo público estão em pauta na Câmara de Bento

O reajuste dos proventos e pensões concedidos sem paridade a servidores municipais aposentados e pensionistas do Fapsbento, que é o fundo de pensão dos funcionários públicos do município,  estará em pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 18h. Este é o primeiro encontro após o recesso parlamentar.  De acordo com o Legislativo, os índices variam de 6,58% (para aqueles que se aposentaram até janeiro de 2016) a 0,14% (aos aposentados em dezembro do ano passado).

 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município, Isaura Bolesina, esse acréscimo ocorre no início de todos os anos. “As pessoas que não recebem reajuste junto como funcionalismo ativo. Então quem tem paridade recebe junto com os servidores ativos e sem paridade recebe o que o INSS concede aos pensionistas aos aposentados todo o início do ano”, explica.

 

A proposta tem como intuito vincular os reajustes salariais desses inativos e pensionistas sem paridade àqueles concedidos aos servidores da ativa. O cálculo não se aplica aos aposentados e pensionistas que já possuem a paridade, por estes já terem o reajustamento de seus proventos vinculados ao que é conferido aos municipários em serviço.

 

Além disso, também no que se refere ao funcionalismo público, estará em pauta o projeto do Executivo que confere um reajuste aos vencimentos de 0,38%, retroativo a 1º de janeiro deste ano, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A reposição da inflação no período está relacionada à trimestralidade, que é o repasse concedido a cada três meses para a categoria, o que é considerada uma conquista pela presidente da entidade. “Nós não precisamos estar discutindo valores, pelo menos a inflação vem de forma antecipada”, afirma. Além destes, outros nove projetos de autoria do executivo estarão em pauta.

Foto: Divulgação

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara

error: Conteúdo Protegido