A Liga de Combate ao Câncer promoveu uma blitz de conscientização sobre a prevenção das DSTs na manhã do último sábado (11), em Bento Gonçalves.
A ação reuniu voluntários, com o apoio do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM) e do time de rugby Snakes, com distribuição de material informativo pelas mais diversas ruas da cidade.
De acordo com o Inca, pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e de estarem associados a lesões precursoras. Ainda conforme a instituição, entre os HPVs de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero, por exemplo. O alerta envolve, ainda, o perigo de que o HPV cause câncer de vagina, vulva, ânus, pênis, boca e orofaringe.
Um pouco mais sobre o HPV
– O papilomavírus humano, conhecido pela sigla em inglês HPV, não tem cura, ou seja, não há tratamento específico para eliminá-lo. O tratamento das lesões clínicas deve ser individualizado, dependendo da extensão, número e localização.
– A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração.
– A maioria das infecções por HPV é assintomática ou inaparente e de caráter transitório, ou seja, regride espontaneamente. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.
– Existem vacinas para a prevenção do HPV. As imunizações para o grupo alvo de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos, além dos jovens de 9 a 26 anos portadores do HIV, estão disponíveis nas unidades de saúde do SUS, bem como em escolas que aderirem às campanhas. Para os demais, estão disponíveis em clínicas particulares.
(Fonte: Inca)
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Exata Comunicação
Fotos: Divulgação
CSG conclui obras de drenagem e reconstrução de taludes na ERS-122, em São Sebastião do Caí
Inscrição para o Processo Seletivo Simplificado para Visitador do Primeira Infância Melhor/Criança Feliz é até 11 de março
SMMAM realiza ações de cunho ambiental em bairros do município