Lucro do Banrisul cai 14% em 2016

O Banrisul registrou, no exercício de 2016, lucro líquido de R$ 659,7 milhões, alcançando um resultado recorrente de R$ 652,3 milhões, 14,0% abaixo do apurado em 2015 e rentabilidade de 10,3% sobre o patrimônio líquido médio. No 4º trimestre de 2016, o resultado recorrente alcançou R$ 157,6 milhões, 5,9% acima do apurado no mesmo trimestre do ano anterior e 50,1% superior ao registrado no 3º trimestre de 2016.

O patrimônio líquido atingiu R$ 6,4 bilhões no final de dezembro de 2016, expansão de R$ 234,9 milhões ou 3,8% em um ano. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 69,0 bilhões em dezembro de 2016, crescimento de 3,1% em relação a dezembro de 2015, ampliação proveniente, especialmente, do aumento na captação de depósitos, recursos que foram direcionados para tesouraria e outros ativos.

Em dezembro de 2016, o total de recursos captados e administrados registrou saldo de R$ 56,4 bilhões. Os depósitos totais alcançaram R$ 42,5 bilhões no período, com incremento de 9,9% ou R$ 3,8 bilhões em 12 meses. O saldo das operações de crédito do Banrisul totalizou R$ 30,3 bilhões em dezembro de 2016, com decréscimo de 5,2% nos 12 meses.

Canais digitais

Em 2016, os canais de Internet e Mobile Banking do Banrisul efetuaram 211,5 milhões de operações e movimentaram R$ 259,1 bilhões.

Em relação a 2015, a quantidade de transações apresentou crescimento de 16,8% e o valor movimentado expandiu 37,9%, com destaque para o M-Banking, que registrou incremento de 147,2% no volume transacionado, reflexo da ampliação no uso de dispositivos móveis, da ênfase em divulgação e da facilidade de operação nos canais digitais.

Entre as melhorias implementadas, destacam-se a facilidade de acesso de clientes Pessoa Jurídica para login no Office Banking; a possibilidade dos clientes atualizarem seus dados de contato no Home Office Banking, e de autorizarem o envio de extratos e comunicados, referentes aos fundos de investimento, pelo Home Office e M-Banking, estando também em fase de implantação o novo canal de Mobile Banking para o segmento empresarial.

Rede de atendimento
Em dezembro de 2016, a rede de atendimento do Banrisul alcançou 1.237 pontos, distribuídos em 536 agências, das quais 491 no Rio Grande do Sul, 30 em Santa Catarina, 13 nos demais estados brasileiros e duas no exterior; 200 postos de atendimento bancário e 501 pontos de atendimento eletrônico, além de 1.448 correspondentes bancários.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Governo do Estado

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