Estão abertas até sexta-feira, 10, as inscrições para participar do primeiro evento ciclístico de longa distância – mais conhecido como Audax – de Bento Gonçalves, que será realizado no dia 19 de fevereiro. O evento, que deverá durar cerca de 13h30 num percurso de 200 quilômetros terá saída e chegada no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos. Além deste completo, a prova de resistência contará também com o Desafio 100 (100 quilômetros), com saída e chegada no mesmo local.
Conforme o presidente do Bento Ciclismo, Marciano Fontana, a expectativa é receber cerca de 200 participantes de toda a região sul do Brasil. “A realização desta primeira prova é apenas o início, um primeiro passo para que este evento faça parte das provas esportivas oficiais de Bento Gonçalves. E ainda, num futuro próximo, pretendemos ampliar estas distâncias para 300, 400 e 600 quilômetros”, enfatiza Fontana.
O percurso de 200 quilômetros, com largada às 6h, passará por Bento Gonçalves, Caminhos de Pedra, Nova Roma do Sul, Farroupilha, Santuário de Caravaggio, Mato Perso (Distrito de Flores da Cunha), novamente Farroupilha e Garibaldi, chegando de volta ao ponto de partida. Já no Desafio 100 não estão incluídos o município de Nova Roma do Sul e o distrito de Mato Perso.
No trajeto serão instalados cinco pontos de apoio e controle de passagem com água e frutas. As inscrições, no valor de R$ 70 para 200 quilômetros e R$ 50 para 100 quilômetros podem ser feitas no site do Bento Cliclismo (www.bentociclismo.com.br). Mais informações também poderão ser obtidas pelo fone (54) 99633.7779.
O que é o Audax?
Audax é o nome dado no Brasil a um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome de Randonneur. A modalidade é regida mundialmente pelo Audax Club Parisien (http://www.audax-club-parisien.com), da França, tendo atualmente no Brasil, como seu representante, o gaúcho Roberto Penna Trevisan, responsável pelo Randonneurs Brasil (http://www.randonneursbrasil.com.br).
O grande foco dos eventos Randonneur é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana em seu próprio ritmo, terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido. As distâncias homologáveis e seus respectivos tempos limites são: 200 (13:30), 300 (20:00), 400 (27:00), 600 (40:00) e 1000 (75:00). O Audax não é uma competição, e sim, uma superação de limites.
Para poder participar é necessário utilizar itens obrigatórios, cuja falta ou não funcionamento na vistoria (pontos de apoio) resultará na desclassificação imediata do ciclista.
A iluminação deverá estar fixada na bicicleta, em ponto visível e sem obstruções. Quanto aos modelos de faróis e lanternas, estes devem ser funcionais e não decorativos; devem atender simultaneamente as necessidades do ciclista em “ver” e “ser visto”. Iluminação traseira deve obrigatoriamente ser vermelha, iluminação frontal deve ser branca. Não são aceitos equipamentos para iluminação do tipo “frog” ou similares, contendo apenas um pequeno led, uma vez que este coloca em risco a segurança do ciclista. Além disso, o participante deve utilizar coletes reflexivos e capacete protetor.
São recomendados ainda: roupas claras e coloridas; óculos de proteção com duas lentes (clara e escura); luvas; protetor solar; capa de chuva e/ou corta-vento; ferramentas; baterias extras; câmeras de ar extras; remendos; bomba de ar e telefone celular.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Reprodução / Internet
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Lago Fasolo recebe seu primeiro evento esportivo neste final de semana