Foi divulgada a lista de classificados no 3° chamamento do Concurso Vestibular 2017 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São estudantes convocados para o primeiro semestre letivo de 2017. A lista de chamados está disponível no site da PROGRAD. Esses estudantes têm agora que remeter a documentação necessária, das 8h do dia 8 às 23h59min do dia 10, exclusivamente via Portal do Candidato.
As vagas que originaram este chamamento foram geradas pelo não envio de documentos por candidatos do 2° chamamento e por casos de documentação não homologada, após prazo de recurso. O próximo chamamento está previsto para o dia 24 de fevereiro.
Os classificados devem estar atentos aos seguintes procedimentos e prazos, sob pena de perda da vaga:
PRIMEIRA ETAPA (ONLINE)
Envio de toda a documentação obrigatória eletronicamente pelo Portal do Candidato, das 8h do dia 8 às 23h59min do dia 10. Os documentos devem ser remetidos conforme as orientações do Manual do Candidato, nos formatos .pdf ou .jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.
O Portal do Candidato tem um espaço para envio da Documentação Acadêmica e um para envio da Documentação Socioeconômica. A documentação acadêmica é comum para todos os classificados. Já a documentação socioeconômica é solicitada apenas dos candidatos classificados para as vagas reservadas da Política de Ações
Afirmativas da modalidade L1 e L2, que devem comprovar a condição de renda. Os formulários referentes à documentação acadêmica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prograd/ingresso-cv-sisu/formularios-sisu-cv e os de documentação socioeconômica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prae/analise.
Quem não dispõe de scanner ou máquina fotográfica digital e computador com acesso à internet pode usar os equipamentos do Decordi (Av. Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria – Campus Centro).
A documentação só é considerada enviada quando o candidato visualizar na tela o “Comprovante de envio de documentação via Portal do Candidato”, contendo a listagem de todos os arquivos enviados. O candidato que não completar todo o processo de envio da documentação até o prazo limite definido pela UFRGS perderá a vaga.
No Portal do Candidato, há um tutorial com explicações detalhadas para orientar o envio dos documentos.
O candidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. Este acompanhamento é muito importante para evitar a perda da vaga. É obrigação do candidato acessar a aba “Resumo da Avaliação/Relatório de Pendências” do link “Documentação”.
Quando houver alguma pendência, aparecerá na tela em vermelho o que deve ser corrigido pelo candidato e será informado um prazo máximo para solução. Quando o parecer da Avaliação for “Não Homologado”, nas etapas Acadêmica e/ou Socioeconômica, o candidato poderá interpor recurso, pelo Portal do Candidato, dentro do prazo informado.
SEGUNDA ETAPA (PRESENCIAL)
Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente. Para os candidatos classificados para ingresso no primeiro semestre (2017/1), que tiverem sua documentação homologada, esta fase ocorrerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro, conforme a faixa de horário de cada estudante, que será publicada no site da UFRGS a partir das 17h do dia 17 de fevereiro.
Esta etapa ocorre na Comissão de Graduação – Comgrad, na Unidade Acadêmica do curso para o qual o candidato foi classificado.
Todos os calouros precisarão apresentar RG e os documentos escolares originais enviados pelo Portal do Candidato. Os selecionados para vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas deverão ratificar a opção feita por ocasião da inscrição no Vestibular 2017, assinando a autodeclaração étnico-racial diante da Comgrad.
Outras informações sobre esta etapa serão divulgadas em data mais próxima do período de matrícula presencial.
Para mais informações acesse o site da UFRGS.
Fonte: UFRGS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves