UFRGS realiza 3º chamamento do Vestibular 2017

Foi divulgada a lista de classificados no 3° chamamento do Concurso Vestibular 2017 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São estudantes convocados para o primeiro semestre letivo de 2017. A lista de chamados está disponível no site da PROGRAD. Esses estudantes têm agora que remeter a documentação necessária, das 8h do dia 8 às 23h59min do dia 10, exclusivamente via Portal do Candidato.

As vagas que originaram este chamamento foram geradas pelo não envio de documentos por candidatos do 2° chamamento e por casos de documentação não homologada, após prazo de recurso. O próximo chamamento está previsto para o dia 24 de fevereiro.

Os classificados devem estar atentos aos seguintes procedimentos e prazos, sob pena de perda da vaga:

PRIMEIRA ETAPA (ONLINE)

Envio de toda a documentação obrigatória eletronicamente pelo Portal do Candidato, das 8h do dia 8 às 23h59min do dia 10. Os documentos devem ser remetidos conforme as orientações do Manual do Candidato, nos formatos .pdf ou .jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.

O Portal do Candidato tem um espaço para envio da Documentação Acadêmica e um para envio da Documentação Socioeconômica. A documentação acadêmica é comum para todos os classificados. Já a documentação socioeconômica é solicitada apenas dos candidatos classificados para as vagas reservadas da Política de Ações

Afirmativas da modalidade L1 e L2, que devem comprovar a condição de renda. Os formulários referentes à documentação acadêmica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prograd/ingresso-cv-sisu/formularios-sisu-cv e os de documentação socioeconômica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prae/analise.

Quem não dispõe de scanner ou máquina fotográfica digital e computador com acesso à internet pode usar os equipamentos do Decordi (Av. Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria – Campus Centro).

A documentação só é considerada enviada quando o candidato visualizar na tela o “Comprovante de envio de documentação via Portal do Candidato”, contendo a listagem de todos os arquivos enviados. O candidato que não completar todo o processo de envio da documentação até o prazo limite definido pela UFRGS perderá a vaga.
No Portal do Candidato, há um tutorial com explicações detalhadas para orientar o envio dos documentos.

O candidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. Este acompanhamento é muito importante para evitar a perda da vaga. É obrigação do candidato acessar a aba “Resumo da Avaliação/Relatório de Pendências” do link “Documentação”.

Quando houver alguma pendência, aparecerá na tela em vermelho o que deve ser corrigido pelo candidato e será informado um prazo máximo para solução. Quando o parecer da Avaliação for “Não Homologado”, nas etapas Acadêmica e/ou Socioeconômica, o candidato poderá interpor recurso, pelo Portal do Candidato, dentro do prazo informado.

SEGUNDA ETAPA (PRESENCIAL)

Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente. Para os candidatos classificados para ingresso no primeiro semestre (2017/1), que tiverem sua documentação homologada, esta fase ocorrerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro, conforme a faixa de horário de cada estudante, que será publicada no site da UFRGS a partir das 17h do dia 17 de fevereiro.

Esta etapa ocorre na Comissão de Graduação – Comgrad, na Unidade Acadêmica do curso para o qual o candidato foi classificado.

Todos os calouros precisarão apresentar RG e os documentos escolares originais enviados pelo Portal do Candidato. Os selecionados para vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas deverão ratificar a opção feita por ocasião da inscrição no Vestibular 2017, assinando a autodeclaração étnico-racial diante da Comgrad.

Outras informações sobre esta etapa serão divulgadas em data mais próxima do período de matrícula presencial.

Para mais informações acesse o site da UFRGS.

Fonte: UFRGS

 

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