Curso de Recrutamento e Seleção da CDL-BG capacita profissionais para contratações

Em tempos de expectativa pela recuperação da economia e retomada do crescimento, a contratação de novos profissionais deve ser sempre uma decisão bastante planejada – para otimizar o investimento e garantir que o novo colaborador agregue conhecimento e trabalho à equipe de forma imediata. Nesse processo, escolher a opção mais acertada em meio aos candidatos que se apresentam para as vagas exige uma avaliação detalhada do perfil e das habilidades dos candidatos – essa etapa é crucial e requer, além do estudo do currículo, muita atenção com relação a diversas questões comportamentais.

Para auxiliar os associados nessa tarefa, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) desenvolveu, ao longo desta semana, o curso “Processo Seletivo: recrutamento, avaliação e escolha de novos talentos”. A capacitação, ministrada pela psicóloga Michele B. Maragno, reuniu mais de 20 alunos dispostos a expandir os horizontes sobre essa indispensável ferramenta organizacional, cuja aplicação adequada repercute em resultados diretos para as empresas.

Durante as quatros noites de aulas, foram estudados temas como Identificação das necessidades de contratação, Ética no processo de seleção, Análise de currículos e avaliação dos candidatos, modelos de entrevista, entre outros assuntos, fatores fundamentais para verificar se os interessados no emprego demonstram condições de atender com eficiência as atribuições e os desafios da função. “Para que a análise do candidato seja eficaz, é essencial que os avaliadores tenham visão crítica do processo seletivo, percepção acurada e desenvolvimento técnico para conduzi-lo, otimizando a decisão final”, explica Michele.

Como a turma reúne profissionais de diversos ramos, o curso também funciona como um importante campo de debate e de aperfeiçoamento coletivo. “Os encontros possibilitam a troca de experiência entre os participantes com relação à condução de processos seletivos: um networking interessante para a formação e desenvolvimento dos profissionais”, completa a psicóloga.

O curso, que integra uma ampla e atualizada grade de atividades oferecidas pela CDL-BG, reafirma o compromisso permanente da entidade com o fomento aos setores de comércio e serviços, que juntos têm uma representatividade de quase 40% na economia local.

“Cada vez mais, as empresas buscam profissionais preparados para atender a demandas específicas e que se adequem à sua proposta de trabalho. Esse é um fator que contribui para que, ao substituir um colaborador ou reforçar o seu quadro funcional, elas não tenham perdas em termos de competitividade, pois o cargo é preenchido por uma pessoa apta à função. Nosso empenho, como líderes da categoria, é principalmente no sentido de disponibilizar esse suporte técnico para aprimorar o trabalho, o que temos feito de forma ininterrupta”, destaca o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Fonte: Exata Comunicação

error: Conteúdo Protegido