A chefia da Embrapa Uva e Vinho, através do pesquisador Mauro Zanus, recebeu uma comitiva na manhã desta terça-feira, 24, de Lagoa Grande, Pernambuco, região produtora de uvas e vinhos no Vale do São Francisco.
O prefeito da cidade, Vilmar Cappellaro, o enólogo Jorge Garziera, um dos primeiros a levar uvas para aquela região do Sertão, juntamente com Jovino Nolasco de Souza, que já prestou consultoria para aquele pólo e ex-secretário de Cultura e Governo da Prefeitura de Bento, foram recepcionados ainda pelos pesquisadores Patrícia Ritschel, Jorge Tonietto e João Carlos Taffarel.
Cappellaro, que foi o primeiro presidente da Câmara de Fruticultura em 2008, no Vale do São Francisco, diz que ali foi um pontapé inicial com a Embrapa. “Estamos buscando a Denominação de Origem que irá dar uma alavancada na questão comercial, pela característica de clima, solo. Queremos também expandir as novas variedades para os produtores”, afirmou o prefeito.
Zanus lembrou que a Embrapa Uva e Vinho dispõe de pesquisa já realizada no Vale do São Francisco. “Estamos com projetos de novas cultivares para indústria, suco, e uvas de mesa sem semente”, lembrou.
A variedade BRS Vitória, primeira cultivar brasileira de uva sem sementes, elaborada pela Embrapa Uva e Vinho, é outro exemplo desta ligação. São 200 hectares já plantados desta casta. Ela é recomendada para regiões de clima tropical úmido, como o Sudeste brasileiro, e o tropical semiárido.
Depois de cases de sucesso na Serra (IP Pinto Bandeira, IP Altos Montes, IP Monte Belo do Sul, DO Vale dos Vinhedos e IP Farroupilha), há 2,5 anos se trabalha com um projeto para a Indicação de Procedência Vale do Submédio São Francisco.
“Vemos que nos trópicos, a viticultura tropical para uva de mesa e para vinhos, tem se intensificado. O Vale do São Francisco permite não só dois ciclos por ano, com uma colheita, mas ciclos sucessivos ao longo do ano, um diferencial enorme”, disse o pesquisador Jorge Tonietto, que atua neste projeto.
A comitiva ainda visitou a Prefeitura, sendo recebida pelo prefeito Guilherme Pasin.
Fonte: Felipe Machado
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra