A Brigada Militar condecorou na manhã desta quinta-feira (28), em cerimônia na Academia de Polícia Militar, brigadianos que se destacaram no policiamento ostensivo. O reconhecimento pelos relevantes serviços prestados foi conferido a 38 PMs. Na solenidade, também foram homenageados seis policiais militares que tombaram no cumprimento do dever em 2015 e nos primeiros meses de 2016. O ato integra a programação da Semana Tiradentes, o patrono das policias no Brasil, e comemora o Dia do Policial.
“Este é um ato de reafirmação do papel do Estado na defesa da sociedade e da importância das nossas forças policiais. É na segurança que a presença do Estado mais se materializa e se faz necessária”, afirmou o governador José Ivo Sartori.
O governador enfatizou o orgulho que o Rio Grande do Sul tem da instituição Brigada Militar, que está nas ruas diariamente combatendo o crime e defendendo a sociedade. “Reafirmo o meu apoio à Brigada, ao seu comando, ao comando da Segurança Pública e a todas as equipes da área”, declarou.
Ao lado do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, Sartori ressaltou ainda que “ao Estado cabe o enfrentamento da violência e, diante do crime, o combate muitas vezes se faz necessário”. O governador afirmou ter consciência das necessidades e das carências da área da segurança.
Sobre aumentar o efetivo, Sartori disse que o decreto de contenção de gastos não prevê a contratação de servidores. Lamentou a situação, mas afirmou que até o final do ano pretende atacar este problema.
O comandante geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, destacou que o efetivo da Operação Avante já fez 964 prisões este ano e recolheu das ruas 224 armas, além de ter aprendido toneladas de drogas. “Assim que a cerimônia terminar, estes policiais vão para as ruas, somar-se a outros para patrulhar as cidades e atender às comunidades. A Brigada não para”, lembrou.
O coronel ressaltou ainda que todos os dias “há confrontos com meliantes, há ações de rara coragem, onde há policiais militares arriscando suas vidas para nos proteger. Ser policial não é uma profissão. É um ofício”. O comandante da BM lembrou ainda que “a ação policial é qualificada e meritória visando à preservação da vida de todos. Não fomentamos a morte, mas se ela ocorre nas circunstâncias do combate, que se vão os maus”.
Veja aqui os nomes dos policiais condecorados.
Fonte: Palácio Piratini
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES