Saúde de Bento participa do movimento Janeiro Branco

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves aderiu ao movimento Janeiro Branco, uma campanha que busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmas.

No último sábado, 21, integrantes da equipe de Saúde Mental da Secretaria estiveram na Praça Achyles Mincarone, no Bairro São Bento, acompanhados pela coordenadora da campanha em Bento Gonçalves, psicóloga Carolina Ribeiro Seabra, conversando com os frequentadores do local sobre a importância da manutenção da saúde da mente.

A coordenadora interina do setor de Saúde Mental da SMS, psicóloga Adriana Lazzarotto, enfatiza que cuidar da saúde mental é fundamental para o ser humano, pois ela está diretamente ligada aos relacionamentos, tanto profissionais quanto pessoais. “Falar de saúde mental é falar de qualidade de vida. Nosso cotidiano intenso, nossos compromissos pessoais e profissionais podem desencadear problemas psicológicos, principalmente nas mulheres que, além de serem emocionalmente mais sensíveis, estão cada vez mais presentes e atuantes”, enfatiza.

Conforme a coordenadora, em Bento Gonçalves, todas as unidades de saúde possuem em seus quadros de funcionários profissionais da área da psicologia, por iniciativa da Administração Municipal. “Além do trabalho individual de atendimento realizado pelos psicólogos, temos nas unidades os grupos de apoio”, frisa.

O município conta ainda com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um para crianças e adolescentes de até 16 anos de idade, um para adultos com comprometimentos mentais e familiares e outro para dependentes químicos (álcool e drogas) e familiares.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 20% da população mundial terá um problema ou distúrbio mental, em algum momento da vida. A depressão, por exemplo, já é considerada o mal do século e o segundo maior problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil dados da ABP apontam que mais de 40 milhões de pessoas têm algum distúrbio mental. A previsão é de que nos próximos anos, 10% das mulheres e 6% dos homens terão algum episódio depressivo. Além da depressão, outras doenças psiquiátricas também se tornaram conhecidas dos brasileiros, como os transtornos de ansiedade, a bipolaridade e a síndrome do pânico.

WhatsApp_Image_2017_01_21_at_135143_1Os 5 objetivos da Campanha Janeiro Branco:

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;

2 – Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;

4 – Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;

5 – Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!

(www.janeirobranco.com.br)

Fonte: Prefeitura de Bento

error: Conteúdo Protegido