Quem passa pela escadaria central de Bento Gonçalves pode ter uma aula de história sobre a imigração italiana por meio das imagens pintadas no local. As obras que compõem o projeto Saga Italiana, do artista plástico Dalcir Marcon, foram em entregues oficialmente no final da tarde desta quarta-feira, dia 18. O trabalho foi feito por meio do Fundo Municipal de Cultura.
A parte superior do mural está dividida em 12 quadros: navio no Porto de Gênova, simbolizando o momento da partida; chegada dos imigrantes ao Brasil; ocupação dos lotes em Bento Gonçalves; agricultores lavrando a terra; produção agrícola da região; transporte da produção; a religiosidade dos imigrantes; o setor agroindustrial; o desenvolvimento econômico da região; alimentos: a mesa farta; as festividades e turismo. A parte inferior do mural retrata ambientes das casas dos agricultores.
De acordo com Marcon, para que as pinturas fossem concluídas, foi necessário cerca de um mês. A obra tem aspecto tridimensional. “Começa do navio, o desmatamento, a cultura, a religiosidade, as festas, o turismo, está tudo englobado aí”, afirma. Segundo o Secretário de Cultura, Evandro Soares, a obra representa a valorização da classe artística e da cultura Bento Gonçalves. “Esta pintura representa a capacidade artística e cultural da nossa comunidade. Ao mesmo tempo valoriza o trabalho e o talento do artista Dalcir Marcon e retrata a nossa cultura ao recontar a saga da colonização italiana”, finaliza.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola/ Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves