O Setor de Cadastro Único para Programas Sociais, vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SEMHAS), realizou em 2016 o atendimento a 5.536 usuários. Por efetivar cadastramento e encaminhamento de todos os membros do grupo familiar, este atendimento tem abrangência direta ainda maior.
Além do atendimento interno, foram realizadas 614 visitas domiciliares, com a aplicação da atualização cadastral em domicílio a 166 famílias. Ainda, foram realizados 661 encaminhamentos diretos aos mais diversos programas sociais vinculados ao setor.
“Porém, o grande foco de trabalho do Cadastro Único foi a atualização cadastral, com o objetivo de qualificar cada vez mais esta gigante base de dados responsável pela concessão e manutenção de benefícios”, enfatiza a Diretora do Departamento de Assistência Social, Cristiane Ferronato.
Junto com a área de Gestão de Benefícios do Programa Bolsa Família, do Departamento de Assistência Social, foram atualizados os cadastros e revisados os benefícios de mais de 1.500 famílias, somadas as que se mantém em benefício até o momento às que já deixaram o programa por melhora na sua condição de renda.
O Cadastro Único é um instrumento de identificação e mapeamento das famílias de baixa renda, consideradas as que têm renda mensal familiar de até 3 salários mínimos, ou renda mensal per capita de até ½ salário mínimo.
“Uma vez cadastrada, a pessoa concorre a programas sociais que se utilizam do Cadastro Único para obter benefícios. São 12 programas disponíveis no município. Por exemplo, uma pessoa que ganha de R$ 0 a R$ 170 concorre ao Bolsa Família”, explica a Coordenadora do Setor, Adriane Lazzarotto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/ SEMHAS
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
No Vêneto, Lorenzoni e Paparico conhecem projeto que reduz impostos de empreendedores do agroturismo