A Associação Brasileira de Enologia (ABE), juntamente com a Vinidea, entidade vitivinícola italiana, realizará dois cursos práticos com o objetivo de qualificar e atualizar os enólogos brasileiros. Os encontros, ministrados pelo palestrante Giuliano Boni, serão realizados nos dias 13 e 14 de fevereiro, na Sala A do Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves.
O curso “Degustação de Uvas”, que ocorre das 14h30min às 18h30min do dia 13, apresentará uma metodologia que permite a avaliação da qualidade enológica das uvas (aromática e gustativa) e do seu nível de maturação, diferenciando as maturações tecnológica e fenólica. Já o curso “Maturação e Evolução dos Vinhos”, que será realizado no dia 14, das 18h30min às 22h30min, tem o objetivo de mostrar as melhores formas de conservar os vinhos em tanques antes do engarrafamento, buscando melhoria de qualidade, mais vida de garrafa e preservação dos aspectos frutados da bebida.
Para o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, os cursos serão de grande importância para o aperfeiçoamento profissional dos enólogos. “No mundo dos vinhos sempre há espaço para melhorar e cuidar de cada detalhe, de modo a otimizarmos a produção vitivinícola. Por isso, a ABE realizará esses encontros com o propósito de qualificar os enólogos brasileiros”, comenta.
O palestrante Giuliano Boni é formado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, sempre trabalhou no setor vinícola como responsável na elaboração de vinhos e assistência técnica em uma empresa de produtos enológicos. Desde 2003 é sócio da Vinidea Itália, sendo o responsável pelo setor de Formação.
A inscrições para associados da ABE, ao preço de R$ 400, devem ser feitas até o dia 2 de fevereiro. Não-sócios podem se inscrever após o dia 2 de fevereiro, pelo valor de R$ 600. Informações pelo e-mail abe.adriane@terra.com.br ou pelo telefone (54) 3452.6289.
Foto: Jeferson Soldi
Fonte: Conceitocom Brasil
Encontro sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista é transferido para 6 de dezembro
Cooperativa Vinícola Aurora lança suco de maçã integral e projeta venda de 1 milhão de litros até final do ano
16ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é apresentada durante Avaliação Nacional de Vinhos