O número de recursos relacionados ao seguro-desemprego, oriundos de municípios da região, teve um acréscimo de cerca de 40% durante 2016. Foram , em média, mil encaminhados ao Ministério do Trabalho de Caxias do Sul por mês durante o ano passado. As informações são do gerente do MT, Vanius Corte.
O sistema adotado estabelece alguns critérios antes de ser aprovada a liberação do encaminhamento do seguro. “Com a adoção desses novos filtros, isso fez com que muitas pessoas tivessem o pedido de seguro-desemprego indeferido”, afirma Corte. Um dos casos mais frequentes, segundo ele, é com pessoas que possuem uma empresa ou que são sócias de algum empreendimento, mesmo que não esteja em atividade, e que buscam o benefício.
“Então a pessoa encaminha, o seguro-desemprego é negado. Ela tem que vir no Ministério do Trabalho em Caxias do Sul, fazer o recurso, mostrando que essa empresa, na verdade, não está em atividade e ela tem que encaminhar, antes mesmo de encaminhar o recurso, o pedido ou de baixa da empresa ou de retirada da sociedade”, explica Corte, ao mencionar que este aumento do serviço pode ser desencadeado também pelo empreendedorismo da região.
A expectativa, conforme o gerente do MT, é que o número de encaminhamentos diminua neste ano com a redução do numero de desempregos, embora durante o mês de janeiro o cenário tenha se mantido semelhante com o do ano passado. A área de abrangência do Ministério do Trabalho de Caxias do Sul é de 42 municípios.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Sicredi Serrana intensifica apoio a 76 vinícolas na Wine South America
Previsão indica chuva no Estado para os próximos dias
Colheita do arroz no RS atinge 91,51% da área total cultivada