Programação do Mês do LongeViver segue até o final de outubro
Nesta quarta-feira (08), ocorreu na Praça Centenário, em Bento, o Dançando na Praça, dentro da programação do Mês do LongeViver. A atividade, que reuniu mais de 120 participantes, contou com a presença da coordenadora dos Grupos de Convivência, Andréia Carla Antonini, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria das Graças Lorenzini, e da professora de danças, Rosane Milani.
O Dançando na Praça evidencia os benefícios sobre o envelhecimento ativo, onde a pessoa idosa é incentivada à prática de exercícios físicos, alongamentos e coreografias e passos de dança, sendo um espaço de trocas de experiências e de oportunidades de socialização, tão importantes para a qualidade de vida e o bem-estar dessa faixa da população.
Vilma Sachett, presidente do Viver Melhor, do bairro São Francisco, esteve presente. O grupo foi fundado há mais de 20 anos e conta com 63 pessoas. Ela ressalta a necessidade se ter mais atividades como o Dançando na Praça.
“Juntamente com os demais grupos, estamos nos divertindo, nos movimentando, se mantendo em forma. Se não nos exercitarmos, não conseguimos levar uma vida saudável e plena”, afirma.
Neste um quarto de século, onde a sociedade tem como valor a juventude, a pessoa idosa ainda enfrenta diversos preconceitos; durante muito tempo sua participação foi relegada até mesmo ao esquecimento. Atualmente, o papel da pessoa idosa ganha outros contornos e cores: ela está onde quer estar, evidenciando seu pertencimento e protagonismo.
“As pessoas depois de uma certa idade não podem se acomodar; é preciso sair da zona de conforto. Integrando um grupo social, vive-se melhor. Cada dia mais os grupos estão crescendo, e isso reflete como faz bem para a pessoa idosa estar integrada às atividades e ações que promovem o sentimento de pertencimento e de autonomia”, destaca Andréia.
A programação do Mês do LongeViver chama atenção para ter, cada vez mais, ações e atividades que preparem o futuro das idades, provendo avanço social e igualdade de condições. O Dançando na Praça compartilha deste caráter plural, envolvendo os cuidados para a saúde (fortalecimento da musculatura, equilíbrio) e para integração, colaborando para um cenário mais equânime.
“A pessoa idosa precisa mostrar seu valor, não é uma peça descartável. É sujeito de direitos, onde sua liberdade é garantida por lei. A pessoa idosa é digna e precisa de nossa atenção e cuidados para um envelhecimento ativo, participativo e saudável”, salienta a presidente do COMUPI, Maria das Graças.
O Mês do LongeViver é uma realização da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi) e Sesc Bento Gonçalves.
Programação do Mês do LongeViver
15/09 – Horário: 15h – Apresentações na 40ª Feira do Livro do grupo Maturidade Urbana e do Coral Sesc Vozes da Serenidade e entrega de materiais informativos – Local: Via Del Vino – Aberto ao público gratuitamente
23/09 – Horário: 14h – Bate-papo “Envelhecer: escolha ou acaso?”, com a fisioterapeuta Verônica Filter de Andrade – Local: Auditório da Uniftec – Av. Osvaldo Aranha, 419 – Aberto ao público gratuitamente
29/09 – Horário: 9h – Jogos de Integração de Câmbio – Local: Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Prazo de inscrições para o Programa Operação Terra Forte encerra na próxima semana
Polícia Civil de Guaporé prende em Bento homem suspeito de tentativa de homicídio qualificado
Votação da Consulta Popular 2025 se encerra nesta sexta-feira, 10 de outubro