A diversidade que compõe a identidade de Bento Gonçalves ganha novas cores e formas na exposição “Retalhos da Diversidade”, que será aberta neste sábado, 11 de outubro, às 18h, na Sala Hip Hop, localizada na Rua João Antoniazzi, 41 – Sala C – bairro Humaitá. A mostra permanecerá em exibição por 30 dias, com entrada gratuita.
A exposição é resultado do projeto do historiador Lucas Anhaia, em parceria com o artista Bernardo Silva Duarte, selecionado pelo Edital nº 02/2023 – Circulação e Arte (Circularte), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A proposta apresenta 12 telas de arte digital criadas pela técnica de colagem, cada uma medindo 297×420 mm. As obras foram construídas a partir de fontes iconográficas do acervo do Museu do Imigrante, resultando em uma leitura visual contemporânea sobre a diversidade do povo bento-gonçalvense, com foco especial na representação da população negra.
Mais do que uma mostra artística, “Retalhos da Diversidade” propõe uma reflexão sobre identidade, memória e pertencimento, ampliando os olhares sobre a pluralidade étnico-cultural presente na história local. O projeto foi contemplado com patrocínio de R$ 5 mil por meio do Fundo Municipal de Cultura e integra as ações voltadas à valorização da diversidade e da arte contemporânea. Além das colagens digitais, a exposição conta com uma obra inédita de graffiti assinada por Bernardo Silva Duarte, referência na cena urbana da cidade, que dialoga com temas da negritude e da arte de rua.
Exposição: Retalhos da Diversidade
Local: Sala Hip Hop – Fundação Casa das Artes
Abertura: 11 de outubro, às 18h
Entrada gratuita
Prazo de inscrições para o Programa Operação Terra Forte encerra na próxima semana
Polícia Civil de Guaporé prende em Bento homem suspeito de tentativa de homicídio qualificado
Votação da Consulta Popular 2025 se encerra nesta sexta-feira, 10 de outubro