O Museu do Imigrante de Bento Gonçalves realiza nesta quarta-feira, dia 08/11, uma programação especial e gratuita dedicada aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. As atividades iniciam às 14h e são abertas ao público, com palestras, apresentações culturais e a abertura de uma exposição inédita que celebra a herança e a identidade ítalo-gaúcha.
A programação tem início com a palestra “A imigração italiana no RS na visão de Aldo Locatelli”, ministrada por Pedro Carraro, presidente do Circolo Trentino di Porto Alegre e integrante da Comissão Estadual dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS. Carraro vai abordar como o artista visual Aldo Locatelli retratou a diáspora italiana em suas obras, construindo um imaginário pictórico marcado por cores fortes e expressividade. A ação é promovida pelo Museu do Imigrante, Associação Amigos do Museu do Imigrante e Circolo Trentino di Bento Gonçalves.
Às 18h, na área externa do museu, ocorre o Filò Cultura Viva – Serata Trentina, promovido pelo Circolo Trentino di Bento Gonçalves por meio do projeto Laços & Pontos nos Vales. A atividade reunirá música italiana, saberes e fazeres sobre a téncia dressa, exibição de documentário sobre Frei Arlindo Batistello, apresentações acústicas, coral e degustação de grostoli com vinho, em uma celebração de tradições vivas e compartilhadas.
Encerrando a programação, às 19h, será inaugurada a exposição “Merica, Merica, cosa sarala ‘sta Merica – 150 Anos da epopeia italiana”, com curadoria da Associação Nacional de Emigrados e Ex-Emigrados das Américas e Austrália (Anea Brasil). O acervo reúne documentos, cartas e fotografias históricas que retratam o percurso dos imigrantes italianos e sua chegada ao Rio Grande do Sul.
A museóloga Deise Formolo destaca que o evento “traz pluralidade de olhares e significados que abrangem histórias geracionais, de costumes e tradições, validando a dimensão simbólica e afetiva da imigração”.
Para o secretário de Cultura, Evandro Soares, as atividades representam “mecanismos de continuidade da transmissão de saberes e fazeres, fortalecendo a preservação de bens de valor histórico e cultural e reafirmando o empenho das instituições em manter viva a cultura italiana em Bento Gonçalves”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Bento Vôlei disputa Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17 em Aracaju
Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática recebe novos integrantes
Governo descarta caso de intoxicação por metanol no Estado e alinha procedimentos e ações