Casa das Artes, em Bento, recebe a exposição “Expansão do Amor”, de Zulma Maria Silva Fernandes

Na última quinta-feira (02), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento, a abertura da exposição “Expansão do Amor”, da artista visual Zulma Maria Silva Fernandes. Natural de Quaraí, município que faz fronteira com o Uruguai e distante de Porto Alegre 595 km, Zulma traz sua sensibilidade em quadros que foram produzidos em diferentes épocas, mas que compõem uma cartografia afetiva, desvelando tons de autoficção e explorando conexões humanas, ambientais e espirituais.

Formada em Magistério, tem relações com Bento Gonçalves desde a década de 90, tendo trabalho na EMEF Anselmo Luigi Picolli e cursado oficinas na Casa das Artes, como com a artista visual Eracy Fracalossi. Seu contato com as Belas-Artes foi durante a sua atuação docente, no fim da década de 80, tendo em sua juventude feito experiências com desenhos. Sua técnica mais recorrente é o óleo sob tela e giz pastel.

Os quadros abrangem sua produção artística em diferentes tempos, onde testemunhamos o que move Zulma no plano estético., formando uma meditação sobre a condição humana. Seja no último passeio com irmã no entardecer em Porto Alegre, da relação com seu parceiro de vida, às questões que estão no cotidiano contemporâneo, tem-se a potência da arte em sua profunda ligação com a biografia de Zulma, tendo no horizonte o olhar para a esperança, para a sabedoria, para a expansão do amor.

Na ocasião, a mostra foi apreciada pelas alunas da Oficina de Mandalas, ministrada por Mari Freitas, além da Coordenadora Cultural, Adriane Raffainer, e do Secretário de Cultura, Evandro Soares.

“Com a linguagem que tende ao figurativo, Zulma nos traz o seu talento, seu olhar para os fatos da vida, de forma sensível, delicada e, por vezes, emotiva. A Casa das Artes fica honrada de receber uma parte de sua produção artística que nos proporciona momentos de beleza e de reflexões”, destaca o Secretário Evandro.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

error: Conteúdo Protegido