Edited in Tezza with: Milky

Garibaldi estreia na ProWine São Paulo com produtos inovadores

Além dos espumantes, Cooperativa reforça sua vocação na elaboração de vinhos premium com pré-lançamento exclusivo, o Garibaldi Harmonia

A Cooperativa Vinícola Garibaldi estreou na ProWine São Paulo apresentando produtos diferenciados, com ênfase em novas variedades e estilos, consolidando sua trajetória de 95 anos, que serão comemorados em 2026. A primeira participação foi definida como muito positiva pelo presidente Oscar Ló. “Tivemos e aproveitamos a possibilidade de fazer contatos com clientes, críticos, enófilos e influencers especializados de todo o Brasil e, também, do exterior”, destacou.

Outra oportunidade explorada durante a feira foi a de fortalecimento das conexões com o mercado – em processo de reformulação, na avaliação de Ló, e fase de confirmação de tendências de consumo, que vinham sendo observadas nos últimos anos. “Percebe-se uma demanda maior por vinhos leves, como espumantes e brancos, com teor alcoólico menor, além da busca por variedades diferentes, as quais permitem lançar produtos de estilos diversos para atrair novos consumidores. A indústria precisa estar preparada para estas mudanças”, avalia. A Cooperativa Vinícola Garibaldi possui, hoje, 8 rótulos zero álcool de produtos gaseificados em sua linha.

Combinado a esse trabalho, a Cooperativa Vinícola Garibaldi vê, de acordo com Ló, muito campo para evolução em seus projetos experimentais com novas variedades, como a Pálava, de origem tcheca, e, agora, a húngara Irsai Oliver. Ambos foram destaque na ProWine.

O Garibaldi In Veritas Irsai Oliver é um vinho branco com diferentes camadas aromáticas, destacando principalmente os aromas primários Moscatéis, frutas tropicais e flores brancas. A bebida introduz pela primeira vez no país um vinho elaborado com a uva Irsai Oliver. Pouco mais de 7,2 mil garrafas serão disponibilizadas no mercado. O Garibaldi VG Pálava também foi apresentado na feira. O vinho, cuja casta é originária da República Tcheca, chegou no ano passado e venceu a medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles, com suas camadas de aromas terpênicos e florais.

No vinhedo experimental cultivado em parceria com cooperados, a Garibaldi já trabalha com mais de 60 variedades, avaliando a adaptação ao solo da região e posteriormente a fase enológica para verificar a aceitação do mercado. “Temos outros varietais bem encaminhados que, em breve, devem fazer parte do portfólio da vinícola”, anuncia. Para Ló, o surgimento de novas variedades é uma oportunidade para o cooperado elevar a renda e, com isso, estimular o jovem a seguir na atividade.

Linha Harmonia chega ao mercado em janeiro

Como estratégia de crescimento, a Cooperativa Vinícola Garibaldi vem fortalecendo ações para promover o conceito de vida em harmonia, alinhado com seu propósito institucional. O resultado ganha forma efetiva, também, com a linha Harmonia, apresentada ao mercado na ProWine, com vendas a partir de janeiro próximo. O primeiro lote em elaboração resultará em apenas 1,8 mil garrafas. Destas, 600 serão com a variedade Chardonnay, com passagem de 12 meses em duas barricas de carvalho francês com tostagens diferentes, branda e intensa. O enólogo Ricardo Morari frisa que a harmonia se expressa no equilíbrio entre a barrica, a fruta e a mineralidade. “É um produto com um pouco de tanino, com aromas de baunilha e amanteigado, mas preservando as notas cítricas e o frescor da fruta madura”, indica.

O tinto terá mais complexidade em suas 1,2 mil garrafas. O produto mescla quatro estilos de barrica, uvas de três regiões produtoras e vinhos de safras distintas. “É um vinho com alto potencial de guarda, com 24 meses de passagem em madeira. O consumidor terá acesso a várias camadas de aromas, sem perda do específico da fruta”, assegura Morari. As barricas são francesas, com tostagens diferentes, americana e croata; as variedades são Merlot e Ancelotta da Serra Gaúcha e Marselan e Tannat da Campanha; e os vinhos foram elaborados em diferentes safras. Com esses movimentos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi trabalha para ampliar também aos seus vinhos tranquilos o reconhecimento pela excelência já conquistado e consolidado pelas linhas de espumantes, com rótulos capazes de atender aos mais exigentes perfis de consumidores.

A cooperativa ainda apresentou a linha Garibaldi Memórias, resultado de rebranding da tradicional Garibaldi. Trata-se de uma homenagem aos principais ciclos que moldaram a trajetória da cooperativa. Por isso, cada rótulo vem acompanhado da serigrafia de um ano marcante, como o de 2010, escolhido para o lançamento da linha, com o vinho Moscato Giallo, integrando o portfólio da marca. Naquele ano, a Cooperativa renovou sua identidade visual e passou a agregar mais valor a seus produtos.

No segmento de espumantes, a marca apresentou o Floratta, lançado neste ano. Doce, leve e refrescante, é elaborado com uvas da família Moscato, com protocolo de vinificação baseado em uma única fermentação. Já o espumante Garibaldi Moscatel foi apresentado na edição especial Grand Or, em alusão à grande medalha de ouro e 95 pontos na avaliação dos jurados recebida neste ano no concurso francês Citadelles du Vin, em março.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Rodi Goulart

 

error: Conteúdo Protegido