Atlas da Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Bento Gonçalves é lançado no município

Ebook já está disponível gratuitamente para profissionais, estudantes e comunidade em geral

Na última terça-feira, 30 de setembro, ocorreu no Auditório do Bloco A da Universidade de Caxias do Sul – Campus Bento Gonçalves, o lançamento do Atlas da Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Bento Gonçalves. A obra é o resultado do percurso formativo dos profissionais que atuam no fluxo da Rede e abrange áreas do conhecimento humano como Direito, Psicologia, Educação, Segurança e Assistência Social, constituindo um panorama completo do combate das violências contra crianças e adolescentes e o cuidado e atendimento humanizado integral pós-agressões.

O Atlas nasce como uma referência, um guia atualizado da atuação interdisciplinar e multiprofissional que está nos estudos contemporâneos da infância e da adolescência e aborda eixos como Prevenção a todas as formas de violência, Prevenção e combate à dependência química, Primeira Infância (com ênfase no desenvolvimento infantil – da gestação até 06 anos) e Orientação e Sexualidade.

A publicação é uma parceria entre o Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes de Bento Gonçalves com a UCS e já o ebook já está disponível de forma gratuita por meio deste link https://www.ucs.br/educs/livro/atlas-da-rede-de-protecao-a-crianca-e-ao-adolescente-de-bento-goncalves-6087/

O diretor acadêmico da UCS, professor Maurício Schafer, em seu pronunciamento, destacou o pioneirismo do empreendimento. “Parabenizo ao COMDICA e a UCS pela organização da amplitude e importância do tema no combate, que possivlemnte será utilizado por outros municípios e Brasil afora. É formação integral gerando a produção de conhecimento, onde fortalece a reflexão da integralidade do cuidado das violações dos direitos; é um comprometimento ético e social com o público infantojuvenil”.

O organizador do Atlas e coordenador do Programa Especial de Formação Pedagógica da UCS, professor Délcio Agliardi, falou sobre a missão do livro. “As crianças e adolescentes fazem parte do ecossistema da vida e como sujeitos de direitos precisamos cuidar e zelar pelas suas vidas. Fico muito agradecido de muitos profissionais que aceitaram trabalhar no projeto e fazer uma construção teórica que hoje chega às mãos da rede, de futuros profissionais, sendo uma obra de consulta e de ação. Isso representa os esforços da política local para a proteção e prevenção para com o público infantojuvenil”.

Construção de saberes e conhecimentos técnicos com linguagem acessível, desenvolvendo temas como: formulações conceituais sobre a sexualidade; a orientação sexual nas escolas e a postura do educador; a ética e confiabilidade dos acontecimentos; educar para relações saudáveis no cotidiano escolar; questões legais para punir os agressores; escuta ativa; entre outros.

Nadir Antônio Zeni, presidente do COMDICA, ressaltou de como a obra configura o dever constitucional e moral para o desenvolvimento social mais saudável.“Além dos objetivos dos temas, esse trabalho torna-se uma referência, extensiva para todos que dela necessitarem. No Rio Grande do Sul, é única na área. Bento Gonçalves atingiu um patamar importante pela atividade que executa ao público infantojuvenil e o Atlas consolida um trabalho de qualidade e de excelência. Meu agradecimento a toda equipe que trabalhou na conclusão deste Atlas de valor estratégico, operacional, preventivo e de atendimento integral ao nosso público-alvo”.

O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, expressou de como o Atlas integra o compromisso para dignidade e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Esse é mais um passo do compromisso de nossos profissionais de proteger, salvar, de quem não consegue se defender: a criança e o adolescente são vulneráveis. O Atlas representa esse compromisso social para com os seus direitos e deixa um legado para a sociedade como um todo” .

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

error: Conteúdo Protegido