Cooperativa Vinícola Garibaldi é a mais premiada no 14º Concurso do Espumante Brasileiro

Marca foi o grande destaque de noite histórica, conquistando 11 medalhas, sendo duas de Grande Ouro e nove de Ouro

Em uma noite emblemática por reunir, pela primeira vez, a participação de mais de 100 vinícolas no Concurso do Espumante Brasileiro, a Cooperativa Vinícola Garibaldi estabeleceu mais um momento histórico em sua trajetória. A marca foi a mais premiada da competição, conquistando 11 medalhas, sendo duas de Grande Ouro (com pontuação superior a 94 pontos) e nove de Ouro (com pontuações que variaram de 90 a 93 pontos). A divulgação dos premiados ocorreu na noite de 26 de setembro no Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, em Garibaldi.

Para o certame, a Cooperativa inscreveu uma linha diversificada de produtos, desde espumantes de entrada até a linha super premium Acordes. Em comum, todos com os predicados que fazem a marca conquistar prêmios internacionais ao redor do mundo e se estabelecer como a que mais cresce no Sul do país em vendas de espumantes. “Nunca havíamos alcançado uma performance desse tamanho no Concurso do Espumante Brasileiro”, comemora o enólogo da cooperativa Ricardo Morari.

As regras internacionais adotadas no Concurso promovido desde 2001 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), seguindo os padrões da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), tornaram as conquistas ainda mais representativas. Mesmo que cerca de 20% das amostras avaliadas tenham alcançado pontuação para receber medalhas, elas ficaram fora dos 30% mais bem pontuados, como preveem as regras da entidade internacional. “Isso mostra o alto nível de qualidade que o espumante brasileiro chegou, e alcançarmos uma representatividade tão grande nas premiações foi, para nós, um feito histórico. Além disso, evidencia o alto nível de qualidade e regularidade que nós atingimos em todas as linhas de produto”, enaltece o Enólogo.

Os principais destaques da Cooperativa na noite foram para dois Espumantes Rosés, ambos se destacando pela sua leveza em boca e perfeito equilíbrio – veja a lista completa de produtos premiados abaixo. O Garibaldi Moscatel Rosé, que já havia recebido medalha de Ouro neste ano no Concurso francês Muscats du Monde, e o Garibaldi Floratta Rosé, lançamento de 2025 da marca, receberam medalhas de Grande Ouro – destinado a produtos acima dos 94 pontos. Ambos são elaborados por uma única fermentação em tanque de pressão e com as uvas Moscato de Hamburgo e Moscato de Alexandria, porém seguem protocolos de vinificação distintos, utilizando cepas diferentes de levedura e com diferença também na relação açúcares x acidez.

O Garibaldi Moscatel Rosé apresenta coloração rosa blush, com aspecto brilhante e ótima formação de perlage, com aromas que remetem a frutas vermelhas como cereja e framboesa e maior dulçor em boca, sem perder o frescor necessário para equilibrar com o açúcar. Já o Floratta Rosé apresenta coloração igualmente encantadora e delicada, com notas aromáticas que mesclam frutas cítricas e florais, com leve toque lembrando mel. No paladar, apresenta-se cremoso e fresco, com boa persistência e harmonia.

O 14º Concurso do Espumante Brasileiro teve recorde de amostras inscritas. Foram 520, oriundas de 102 vinícolas de seis estados – Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os produtos foram avaliados entre os dias 24 e 25 de setembro por 54 especialistas. Das 520 amostras inscritas, 407 (78%) foram de espumantes de segunda fermentação (métodos Charmat e Tradicional) e 113 (22%) de única fermentação (tipo Moscatel). Consequentemente, os Brut levaram mais medalhas (124) do que os Moscatéis (36).

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Jefferson Soldi

error: Conteúdo Protegido